acessibilidade

Início do conteúdo da página
Outubro
27
2020

A UFGD aberta a sociedade com maior segurança

  Atualizada: 28/10/2020

0
Ações implementadas na Unidade 1 e 2 da UFGD.
 

Uma das inciativas da atual gestão da UFGD foi a criação de um plano de segurança para a comunidade, que além de preservar o patrimônio público, oferece maior comodidade aos usuários que utilizam as unidades da UFGD, seja para estudo, trabalho ou lazer.

0
UFGD aberta com maior segurança.
 

O primeiro ponto verificado neste plano foi a falta de iluminação nas áreas externas das dependências da UFGD, sendo para tanto, substituídas de imediato dezenas de lâmpadas, principalmente nas regiões de maior movimentação noturna na Unidade 2. Na sequência, foi reestabelecida a iluminação dos postes da avenida principal que havia sido desligada pela concessionária de distribuição de energia.

o
Iluminação da UFGD: comparativo ANTES e DEPOIS.
 

Seguindo com o plano de segurança foram estabelecidos também, contatos com a polícia militar, guarda municipal e outras instituições de segurança, para que fossem realizadas rondas ostensivas e preventivas nas unidades da UFGD, aumentando a segurança dos usuários, coibindo preventivamente delitos, principalmente os relacionados ao consumo e/ou comercialização de produtos ilícitos. Também foram realizadas reuniões com as unidades de segurança do exército para dar suporte e traçar diretrizes conjuntas para o plano de segurança, sempre voltadas à promoção da segurança e comodidade dos usuários de todas as unidades da UFGD.

Outra forma de investimento foi a licitação do contrato de segurança patrimonial onde a empresa, ao entrar em operação, apresentou problemas com atraso de pagamentos dos funcionários. A Administração da UFGD, preocupada com a qualidade dos serviços prestados e com os terceirizados, realizou nova licitação que culminou com a substituição da prestadora de serviço e melhora no serviço ofertado, conforme vários elogios recebidos.

Outra medida foi a demarcação da divisa da Unidade 2, com auxílio da Comandante do 3º Grupamento de Engenharia do Exército, que realizou o georreferenciamento dos pontos de divisa. Foram realizados cercamentos nos pontos onde não havia delimitação, como nos fundos da Unidade 2 e ao longo da Rodovia, mantendo dois pontos originais de entrada: um deles próximo ao auditório e outro na avenida principal, que em breve terão câmeras de monitoramento instaladas.

o
.

o
UFGD aberta a sociedade com maior segurança. Comparativo após implementação das ações de segurança.

Outros cercamentos foram realizados em pontos internos, onde havia relatos de danos a experimentos, contribuindo também para a melhora do aspecto visual da unidade 2 da UFGD.

o
Cercamento e proteção do patrimônio público.

O planejamento consiste ainda, em dobrar os pontos de monitoramento com aumento nas instalações de câmeras, na substituição das câmeras analógicas existentes por digitais e aquisição de novo software para aumento do processamento e armazenamento das imagens captadas.

o
Instalação de novas câmeras digitais, ampliação dos pontos de monitoramento e maior capacidade de processamento das imagens captadas.
 

Com as medidas tomadas no plano de segurança foi observado um aumento no fluxo de visitantes na unidade 2 e imediações da unidade 1. Este aumento foi verificado até mesmo neste tempo de pandemia, onde as pessoas passaram a buscar locais seguros para prática de atividades ao ar livre (ciclistas, encontros familiares, caminhadas, etc).

o
Com maior segurança foi verificado aumento de práticas esportivas nas proximidades da unidade 1 e 2 da UFGD.
 

A UFGD foi cercada e não fechada. Ela continua e continuará sempre aberta a toda a sociedade, oferecendo suas instalações com mais conforto e resguardo. Como patrimônio público, ela é de todos e merece ser protegida e conservada para proporcionar mais segurança aos seus usuários, a exemplo do que venturosamente se observa na grande maioria das universidades brasileiras.