A Divisão de Compras (DICOMP) é responsável pelas aquisições de bens e serviços necessários à administração, aos programas e aos projetos da Universidade, tendo como atribuições:
estabelecer métodos de compras mais eficientes, a fim de alcançar qualidade, economicidade e sustentabilidade;
atualizar os catálogos para aquisição de materiais permanentes e de consumo;
implantar banco de dados com informações para elaboração do Relatório de Indicadores e do Relatório Anual de Gestão da UFGD;
orientar e fiscalizar o processo de aquisição de materiais e da contratação de serviços, observadas normas e legislações específicas;
organizar os processos de compras a partir de propostas e prioridades dos órgãos acadêmicos e administrativos, de acordo com o cronograma de desembolso da Universidade;
prestar subsídios à Coordenadoria de Compras nos assuntos correlatos;
elaborar o plano anual de atividades da Divisão e colaborar na elaboração do plano de atividades da Coordenadoria de Compras;
executar a administração financeira, patrimonial, de material e de recursos humanos da Divisão;
analisar e auxiliar as contratações mediante dispensa ou inexigibilidade de licitação, ou indicar o início do processo por cotação eletrônica;
preparar relatórios de controle e acompanhamento de compras;
solicitar e coordenar a compra e promover a prestação de contas do suprimento de fundos utilizado para realizar despesas que não possam ser subordinadas ao processamento licitatório normal;
divulgar e implementar as inclusões de Intenção de Registro de Preço (IRP) no sistema Comprasnet;
coordenar e acompanhar as ações das seções sob sua responsabilidade;
executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associados ao ambiente organizacional.
(INSTRUÇÃO NORMATIVA PRAD Nº 1 DE 12 DE DEZEMBRO DE 2014 - BS 1754 de 16/12/2014)