acessibilidade

Início do conteúdo da página

Química Analítica

 
Formar recursos humanos qualificados em Química Analítica para obtenção de respostas a problemas científicos, visando contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico do país. Para alcançar estes objetivos são ofertadas disciplinas contemplando conhecimentos teórico-práticos das subáreas da Química Analítica bem como uso de técnicas instrumentais essenciais ao contexto experimental. Para complementar a formação de novos pesquisadores são propostas diversas linhas de pesquisas com temas versando sobre o desenvolvimento de metodologias e procedimentos analíticos, preparo de amostras e tratamento de dados com ferramentas quimiométricas, com os quais são desenvolvidos diversos projetos de pesquisas para aplicação em amostras de relevância socioambiental, biológicas, farmacêuticas e agroindustriais.
 
 

Química Inorgânica

 
Formar recursos humanos qualificados com ênfase no desenvolvimento da química inorgânica voltada para a síntese, caracterização e aplicações de compostos de coordenação e de nanomateriais. Para alcançar estes objetivos, procurar-se otimizar o potencial desta área mediante o fortalecimento e/ou ampliação das atividades de pesquisa voltadas aos campos de atuação em química dos compostos de coordenação, química supramolecular, química computacional e química bioinorgânica.
 
 

Química Orgânica

 
Formação de recursos humanos qualificados para pesquisa e aptos a atuarem no desenvolvimento científico e tecnológico do país na área de química orgânica. Para o alcance desses objetivos, são realizadas pesquisas de química de produtos naturais, síntese, modificações estruturais/funcionalizações e caracterização de novas substâncias. Adicionalmente, são consideradas a utilização de compostos orgânicos, complexos e híbridos com metodologias inovadoras com princípios ativos de plantas nativas da região e subprodutos/intermediários da biomassa.
 
 

Físico-Química

 
Formar recursos humanos qualificados com ênfase no desenvolvimento científico e tecnológico do país, contemplando as distintas subáreas da Físico-Química. Dentre os principais interesses desta área de atuação estão a conversão de energia, tecnologia de células e biocélulas a combustível, eletrocatálise, eletroquímica aplicada à corrosão, filmes finos e materiais nano-estruturados, estudos de degradação de materiais poliméricos, cerâmicos, cerâmicos-metálicos, metálicos e ligas metálicas, estudos eletroquímicos e aplicações de materiais híbridos, química teórica e computacional.
 


CONTATO

Rodovia Dourados/Itahum, Km 12 - Unidade II | Caixa Postal: 364 | Cep: 79.804-970
Telefone: 3410-2100
E-mail: pgquimica@ufgd.edu.br
Fim do conteúdo da página