acessibilidade

Início do conteúdo da página
Última Atualização: 19/02/2021

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: PSICOLOGIA
 Na caracterização da área, enfatiza-se, em primeiro lugar, o compromisso com a disciplina Psicologia. Isto é, valorizamos e praticamos a interdisciplinaridade sem, contudo, abrir mão de uma inequívoca filiação aos métodos e pressupostos da Psicologia. Na verdade, se o alargamento dos problemas, métodos e objetos da Psicologia aconselha (praticamente exige, diríamos) o mais amplo diálogo e cooperação com as demais ciências sociais e da saúde, isso constitui antes de tudo, a nosso ver, um fortalecimento da perspectiva essencialmente psicológica. A proposta baseia-se em uma temática ampla, com o intuito de abranger diferentes saberes e práticas psicológicas, advindas de necessidades regionais e nacionais.
 
PROCESSOS COMPORTAMENTAIS E COGNITIVOS
Estudo dos processos básicos em comportamento, neurociências e ciências da mente, abrangendo tópicos como sensação, percepção, emoção, memória, cognição, aprendizagem, motivação, atenção e consciência. Compreende também estudos das múltiplas variáveis da Psicologia do Desenvolvimento Humano ao longo da vida, sejam elas cognitivas, afetivas, sociais e/ou biológicas. Estudos sobre avaliação e intervenção em Psicologia. 
 
PROCESSOS PSICOSSOCIAIS
Este eixo articula pesquisas e disciplinas que têm por objetivo produzir uma compreensão contextualizada da construção psicossocial de novas socialidades na contemporaneidade, bem como do caráter dialógico e coletivo da produção do conhecimento psicológico. Nele, articulam-se conhecimentos de diferentes abordagens teóricas, interdisciplinares, a partir de referenciais metodológicos predominantemente qualitativos. Agrega estudos que tratam das dimensões subjetiva, institucional, discursiva, sociocultural e política, relacionadas às temáticas emergentes, como: violência, desigualdade social, relações familiares, relações de gênero, modos de subjetivação, relações de trabalho e saúde, entre outras.
 


CONTATO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
Rodovia Dourados/Itahum, Km 12 - Unidade II | Caixa Postal: 364 | Cep: 79.804-970
(67) 3410-2271
ppgpsi@ufgd.edu.br
Fim do conteúdo da página

  INFORMES

Nenhum informe no momento!

    AGENDA DE EVENTOS

Nenhum evento no momento!