acessibilidade

Início do conteúdo da página

O Programa conta com uma Secretaria Acadêmica devidamente dotada de condições humanas e materiais para atendimento das demandas de alunos e professores do PPGLetras, bem como das atividades inerentes ao acompanhamento e gerenciamento do cotidiano do Programa diante das disposições dos órgãos administrativos, da CAPES em especial, e de fomentos. Além disso, dispõe:

Laboratórios:
Laboratório de Línguas, equipado com:
a) mobiliário de marcenaria e cadeiras (36 unidades);
b) equipamentos periféricos-projetor de multimídia, tela para projeção, impressora e microcomputador (1 unidade);
c) Equipamento eletrônico principal(01), cabina de tradução simultânea (01), sistema de videoconferência (01), equipamento principal do laboratório (01);

-Sala para grupo de pesquisa equipado com computador, impressora

Laboratório de informática
a) mobiliário de marcenaria e cadeiras (20 unidades)
b) microcomputadores (20 unidades), com instalação de rede (internet e impressora)

Bibliotecas:
             A Biblioteca Central da Universidade Federal da Grande Dourados tem por finalidade promover o acesso a materiais bibliográficos e audiovisuais, contribuindo para a geração da informação e constituindo-se no órgão que atua diretamente no apoio às atividades do ensino, pesquisa e extensão. Está aberta à comunidade em geral, para consulta local.
Presta serviços aos pesquisadores e professores da comunidade, elaborando levantamentos bibliográficos e outros.
           Foi implantado no mês de outubro/09 o novo Sistema de Gerenciamento de Bibliotecas desenvolvido pelo Núcleo de Informática da UFGD, que oferecerá algumas facilidades ao nosso usuário, tais como renovação de livros online e reservas, que ainda estão em fase de testes.
          A Biblioteca Central da UFGD atende os cursos de Ciências Sociais, História, Geografia, Licenciatura Indígena, Medicina, Direito, Pedagogia,
Administração, Agronomia, Análise de Sistemas, Artes Cênicas, Biotecnologia, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Direito, Economia, Engenharia Agrícola, Engenharia Ambiental, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Energia, Engenharia de Produção, Letras, Matemática, Nutrição, Psicologia, Química, Relações Internacionais e Zootecnia. Atende também os acadêmicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul-UEMS.
           Ocupa uma área de 511m2, onde, além do acervo de livros e periódicos, possui uma sala de informática com vinte computadores disponíveis para os alunos e com acesso ao Portal Capes.
          A Biblioteca Setorial de Direito localizada junto à Faculdade de Direito disponibiliza consulta e empréstimo de material bibliográfico àqueles alunos, e a Biblioteca Setorial do Hospital Universitário disponibiliza apenas  consulta local.
          A Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFGD está integrada à BDTD/IBICT Nacional, onde disponibiliza online toda a produção técnico-científica dos programas de pós-graduação da Universidade.

Recursos Humanos
Bibliotecária: 02
Assistente Administrativo: 05
Estagiário: 06
 
ACERVO: Aberto
 
  Títulos Exemplares
Livros – Acervo geral     31.083   65.179
Antropologia
Arqueologia
 História
Lingüística
Artes
Sociologia
Filosofia
Geografia
Psicologia
Educação
Literatura
         406
           40
      2.559
      1.217
         495
      1.571
         571
         619
         473
      3.181
      1.447
    966
      54
 4.811
 2.443
    862
 3.641
 1.014
 1.428
    925
 7.311
 2.088
Total     12.579 25.543
Previsão de Investimentos para atualização do acervo em 2010 = R$ 300.000,00
 
 

SERVIÇOS OFERECIDOS

 - Portal CAPES
- COMUT
- Empréstimo entre Bibliotecas
- Levantamento Bibliográfico
- Internet
- Normatização Bibliográfica
- Convênio com a Bireme
- Convênio com o IBGE
- Catalogação na fonte
 
   POLITICA DE AQUISIÇÀO, EXPANSÃO E ATUALIZAÇÀO DO ACERVO.
 
           Para a atualização do acervo bibliográfico, no ano de 2007 foi instalada a Comissão de Seleção e Aquisição de Materiais Bibliográficos, composta por um professor de cada faculdade, por bibliotecários e representantes da graduação e pós-graduação.
          A indicação do material a ser adquirido é feita pelos professores, que após análise criteriosa feita pela Comissão em relação aos títulos e exemplares necessários, encaminham as indicações para a Biblioteca Central onde são encaminhados para compra.
              
HORÁRIO:
 
                   Biblioteca Central – Unidade II
                   De segunda a sexta-feira: das 7:30 às 22 horas                       
                   Sábado: das 9 às 15horas.
                   Biblioteca Faculdade de Direito
                   De segunda a sexta-feira: das 14 às 22 horas
                   Sábado: Das 7:30 às 11:30 horas
 
Recursos de Informática:
A Faculdade dispõe de um laboratório com 15 computadores Pentium 4 3.0 Ghz com 1GB de memória ram, acesso à Internet utilizando o Windows XP Professional. 
O Programa de Pós-Graduação stricto sensu conta com um laboratório e sala de estudos informatizado com cinco computadores Pentium Dual 2.0 ghz 2gb de memória ram com acesso à Internet, utilizando Windows XP Professional.
A Secretaria do Programa, anexa à Coordenadoria, dispõe de acesso a rede integrada do sistema de informação da UFGD (COIN - Coordenação de Informática), com acesso direto ao Cadastro Discente/CAPES, Sistema de matrícula e diários de alunos, Coleta de Dados/CAPES, SCDP - Sistema de Concessão de Diárias e Passagens.
 
Outras informações:
Com a instalação da Universidade e elevado investimento de recursos, atendendo à demanda de uma Instituição recém-criada, a UFGD faz-se dotar hoje de modernas instalações físicas e tecnológicas,  ressaltando-se a construção do prédio da Biblioteca Central e de prédio reservado aos programas de pós-graduação, ao lado de edificações específicas para cada Faculdade e de um prédio específico para o restaurante universitário.  Além disso, o programa ganhou, em particular,  através dos Editais CAPES/Pró-Equipamentos, abertos nos dois últimos anos letivos, um laboratório de computadores e equipamentos, implementado como o laboratório de estudos de linguagem e fonética,  necessário ao atendimento dos projetos docentes e das  atividades de ensino no dia-a-dia do Programa e das atividades de  extensão ministradas regularmente  por docentes do Programa, aliando-se, ainda, com a reserva de infraestrutura da  Faculdade como um todo.  Salienta-se, ainda, a integração do Programa no PAPG-IFES, que garante a aquisição de material permanente e a ampliação de espaço físico do Programa.

A UFGD está em processo de licitação para aquisição de livros e periódicos especializados na área do Programa, além de investimentos para a melhoria na informatização da Biblioteca.
Outros equipamentos de infra-estrutura:
Centro de Documentação Regional (CDR/DCH)
- Centro de Documentação de Referência Nacional, possibilitando o arquivo, pesquisa e consulta a obras de caráter regional.
- Acervo com aproximadamente 2.500 obras de caráter regional

A UFGD já dispõe também de Editora própria e de um Conselho Editorial permanente
Sala de vídeo contendo:
- TV 54 polegadas
- Vídeo cassete
- Data-show
Anfiteatro:
- Três salas de anfiteatro para palestras e conferências

Veículos:
- 02 ônibus urbanos, 44 e 45 lugares; 
- 04 veículos para transportes urbanos
- 01 Kombi
- 01 Toyota
- 01 Van
- 01 Microonibus
- 01 Caminhão 3/4
- 01 Caminhote L200
- 01 Caminhote D20
- 01 Fiorino
- 01 Caminhão A10
- 02 Motos


CONTATO


Rodovia Dourados/Itahum, Km 12 - Unidade II | Caixa Postal: 364 | Cep: 79.804-970
(67) 3410-2013
mestradoletras@ufgd.edu.br

Fim do conteúdo da página