acessibilidade

Início do conteúdo da página
Última Atualização: 24/04/2024

PUBLICAÇÕES 
(ESPAÇO DEDICADO A PUBLICAÇÃO DA PRODUÇÃO INTELECTUAL DOS(AS) DOCENTES, DISCENTES, POS DOUTORANDOS(AS) E EGRESSOS(AS) DO PPGFDH)

ANO 2024
 
ARTIGOS
 
Título: ÁGUA VIRTUAL: “COMODITIZAÇÃO” E PERSPECTIVA DA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO COMÉRCIO (OMC) VIRTUAL WATER: “COMMODIFICATION” AND THE PERSPECTIVE OF THE WORLD TRADE ORGANIZATION (WTO)
Autores: Thais Dalla Corte (Pós Doutoranda no PPG Fronteiras e Direitos Humanos/UFGD), Guilherme Lunelli e Tiago Dalla Corte
Revista: REVISTA LEOPOLDIANUM • ISSN: 0101-9635• v. 50 • n. 140 (2024) - (Revista de Estudos e Comunicações da Universidade Católica de Santos) 

E-BOOKS
 
ANO 2023

ARTIGOS
 
Título:Direito à acessibilidade em edificações e transportes escolares: decisões do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul
Autores:Washington Cesar Shoiti Nozu (docente), Ana Cláudia dos Santos Rocha (Pós Doutoranda no PPG Fronteiras e Direitos Humanos/UFGD) e Cristiane da Costa Carvalho (egressa)
Revista:Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, v. 10, n. 2, p. 61-78, Jul.-Dez, 2023

Título:AÇÕES CIVIS PÚBLICAS SOBRE ACESSIBILIDADE ESCOLAR DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA EM MATO GROSSO DO SUL
Autores:Washington Cesar Shoiti Nozu (docente), Ana Cláudia dos Santos Rocha (Pós Doutoranda no PPG Fronteiras e Direitos Humanos/UFGD) e Cristiane da Costa Carvalho (egressa)
Revista:RDP, Brasília, Volume 20, n. 105, 319-344, Jan./Mar. 2023, DOI: 10.11117/rdp.v20i105.6944 | ISSN:2236-1766

Título:PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA NAS INTERFACES EDUCAÇÃO ESPECIAL E EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA
Autores:Washington Cesar Shoiti Nozu (docente) , Kátia Pereira Petelin (egressa) e Michele Aparecida de Sá
Revista: Revista de Educação e Sociedade: Perspectivas em diálogo

Título:Permanência de estudantes com deficiência em universidades federais do Centro-Oeste brasileiro durante a pandemia de covid-19
Autores: Washington Cesar Shoiti Nozu (docente), Hevelym Silva de Oliveira (egressa) e Andressa Santos Rebelo
Revista:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 104, e5451, 2023.

Titulo:Distrito 9 e a representação dos “Indesejados”: a educação em direitos humanos e o tema dos refugiados
Autores: Arthur Ramos do Nascimento (docente), Matheus de Carvalho Hernandez (docente), Robson de Oliveira Lezainski (aluno), Mateus Ferrari Luz (aluno) e Luis Felipe Gimenes Nogueira (aluno)
Revista: Contribuciones a Las Ciencias Sociales, São José dos Pinhais, v.16, n.5, p. 2207-2224, 20232207
 
EBOOKS
 
Título: Direitos e Fronteiras Planetárias: feminismos emergentes
Organizadoras: Déborah Silva do Monte, Liana Amin Lima da Silva, Thaisa Maira Rodrigues Held e Verônica Maria Bezerra Guimarães

ANO 2022

ARTIGOS
 
Título:O Benefício de Prestação Continuada como estratégia biopolítica da assistência social
Autores: Washington Cesar Shoiti Nozu (docente), Fernanda Martins Castro Rodrigues e  Kamila Lockmann
Revista:Revista Brasileira de Estudos Políticos | Belo Horizonte | n. 125 | pp. 211-242 | jul./dez. 2022

Título:Educação Especial do/no Campo: ofensivas neoliberais e processos de in/exclusão escolar
Autores:Washington Cesar Shoiti Nozu(docente), Eduardo Adão Ribeiro (egresso)
Revista: Revista Educação Especial 

Título: "Terrivelmente Cristã": A política externa em direitos humanos do governo Bolsonaro
Autores: Deborah Silva do Monte (docente) e Matheus de Carvalho Hernandez (docente)
Revista: Sur: Revista Internacional de Direitos Humanos

Título:Verde e Amarelo São Realmente Parte do Arco-Íris? O Descompasso entre o Protagonismo da Política Externa Brasileira para Direitos Humanos LGBT na ONU e o Insucesso das Políticas Públicas Domésticas 
Autores: Matheus de Carvalho Hernandez (docente) e João guilherme de Almeida Bueno 
Revista:Latin American Human Rights Studies, v. 2 (2022)

CAPÍTULO DE LIVRO
 

ORGANIZAÇÃO DE LIVRO

ANO 2021

ARTIGOS

 
Título:(CON)TEXTUALIZAÇÃO DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL EM UM MUNICÍPIO SUL-MATO-GROSSENSE
Autores:Washington Cesar Shoiti Nozu (docente) e Camila da Silva Teixeira Agrelos (egressa)
Revista:RIAEE – Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. esp. 2, p. 1360-1376, maio 2021. e-ISSN: 1982-5587

Título: DIREITO À EDUCAÇÃO DE CAMPONESES COM DEFICIÊNCIA
Autores:Washington Cesar Shoiti Nozu (docente) e Eduardo Adão Ribeiro (egresso)
 
ANO 2020

ARTIGOS
 
Título:ABORDAGEM POLÍTICO-NORMATIVA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NOS PAÍSES MEMBROS DO MERCOSUL
Autores:Washington Cesar Shoiti Nozu (docente), Albert Vinicius Icasatti (egresso)
Revista:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 2, p. 508-521, abr./jun. 2020. e-ISSN: 1982-5587. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v15i3.12753

Título: EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: INDICADORES DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA
Autores:Washington Cesar Shoiti Nozu(docente), Eduardo Adão Ribeiro (egresso) e Rafael Lameira Giesta Cabral
Revista:Revista OLHARES, v. 08, n. 02 – Guarulhos, agosto de 2020 – ISSN 2317-7853

Título:Inclusão de alunos da Educação Especial em escola do campo: possibilidades de um trabalho colaborativo?
Autores:Washington Cesar Shoiti Nozu(docente),  Eduardo Adão Ribeiro (egresso), Mônica Aparecida Souza da Silva e Bruno Carvalho dos Santos
Revista: Revista Brasileira de Educação do Campo
 
ANO 2019

ARTIGOS

 
Título: Educação, direitos humanos e cidadania: fundamentos para a inclusão escolar da pessoa com deficiência
Autores:Washington Cesar Shoiti Nozu (docente), João Paulo Coimbra Neto (egresso) e Fernanda Martins Castro Rodrigues (egressa)
Revista:RIDH | Bauru, v. 7, n. 1, p. 173-190, jan./jun., 2019. (12)
 
ANO 2018

ARTIGOS

 
Título:DIREITO À EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO MERCOSUL
Autores: Washington Cesar Shoiti Nozu (docente), Albert Vinicius Icasatti (egresso) e Kellcia Rezende de Souza
Revista:Revista Educação e Fronteiras On-Line, Dourados/MS, v.8, n.23 p.127-137, maio/ago. 2018

Título: Interface entre Educação Especial e Educação do Campo: a produção científica em teses e dissertações
Autores:Washington Cesar Shoiti Nozu(docente), Eduardo Adão Ribeiro (egresso), Marilda Moraes Garcia Bruno
Revista: Interfaces da Educ., Paranaíba, v.9, n.27, p. 317-349, 2018 ISSN 2177-7691
 
ANO 2017

ARTIGOS

 
Título: Educação inclusiva enquanto um direito humano
Autores:Washington Cesar Shoiti Nozu (docente), Albert Vinicius Icasatti (egresso) e Marilda Moraes Garcia Bruno
Revista:Inc.Soc., Brasília, DF, v.11 n.1, p.21-34, jul./dez. 2017

 
 
 
 
 


CONTATO

Rua Quintino Bocaiúva, 2100 – Jardim das Figueiras - FADIR  | Cep: 79.824-140
(67) 3410-2475
mestradofronteiras@ufgd.edu.br
Fim do conteúdo da página

  INFORMES

Fonte: Programa de Pós-Graduação em Fronteiras e Direitos Humanos - 18/04/2024
DEFESA PÚBLICA DE DISSERTAÇÃO - 19.04.2024
  .    

    AGENDA DE EVENTOS

Nenhum evento no momento!

    Perguntas Frequentes

Para integralizar a carga horária do programa é necessário cumprir pelo menos 4 disciplinas obrigatórias de 60h/aula e 2 optativas de 60h/aula. Para o aluno bolsista é necessário ainda cursar a disciplina de estágio docência de 30h/aula.

24 meses. Podendo ser prorrogado duas vezes por 90 dias até atingir o limite máxima de 30 meses. As prorrogações se dão em caráter excepcional como problemas de saúde por exemplo.

Sim, duas vezes por ano é aberto o edital do processo seletivo de aluno especial, em jan/fev e depois em jun/jul.

Processo seletivo aberto uma vez por ano por volta de outubro.

Deve ser enviada com antecedência mínima de 30 dias para ambos.

Basta enviar um email para mestradofronteiras@ufgd.edu.br, requerendo aproveitamento, anexando histórico e plano de ensino da disciplina cursada. O limite de aproveitamento são 8 créditos ou 2 disciplinas de 60h/aula.

São ofertadas 4 a 5 disciplinas por semestre, cada uma correspondendo a um encontro semanal sempre nos períodos vespertinos e noturnos.