-A A +A

Linhas de Pesquisas



Ciência e Tecnologia Ambiental

Área de Concentração – Ciência Ambiental

 Descrição

Atualmente o monitoramento de potenciais contaminantes ambientais têm crescido devido à necessidade de um controle efetivo do ecossistema. Além disso, a sociedade tem procurado cada vez mais respostas a esses problemas, dentre outros que são reportados na mídia cotidiana, muitos dos quais evidenciados em decorrência à contaminação por espécies tóxicas.

Diante desses fatos, o controle de amostras por meio do monitoramento contínuo do ambiente é o primeiro passo para uma avaliação ambiental mais completa fornecendo informações sobre técnicas e/ou maneiras para correção de impactos ambientais. Baseando-se nas necessidades ambientais pretende-se trabalhar com estudo e desenvolvimento de metodologias inovadoras e novos materiais com a finalidade de aplicação direta no controle ambiental a partir de uma avaliação correta e exata do ecossistema.

 

Linhas de Pesquisa

Nome: Monitoramento Físico, Químico e Biológico para o Estudo de Impactos Ambientais

 

Descrição: O controle de amostras ambientais possibilita uma avaliação mais exatas das possíveis fontes de contaminação, o que é importante para o meio ambiente como um todo. Além disso, o monitoramento contínuo do ambiente é o primeiro passo para uma avaliação ambiental mais completa fornecendo informações sobre técnicas para correção de impactos ambientais.

Docentes:
Alexeia Barufatti Grisolia
Heberth Jualino Vieira
Kelly Cristina da Silva Brabes
Kelly Mari Pires de Oliveira
Marcia Regina Russo
Zefa Valdivina Pereira

 

Nome: Desenvolvimento de Métodos e Materiais para o Controle Ambiental.

 

Descrição: Baseando-se nas necessidades ambientais pretende-se trabalhar dentro da sugerida linha com estudo e desenvolvimento de metodologias inovadoras e novos materiais com a finalidade de aplicação direta no controle ambiental.

Docentes:
Anderson Rodrigues Lima Caires
Ivan Ramires
Eriton Rodrigo Botero
Seila Rojas de Souza

Área de Concentração – Tecnologia Ambiental

Descrição

A região Centro-Oeste possui uma enorme riqueza de recursos naturais, sendo que boa parte de sua área agricultável vem sendo explorada com a agricultura e a pecuária. Entretanto, a prática intensiva destes setores nos biomas da região tem provocado historicamente sérios impactos ambientais os quais se tornaram um desafio para sociedade.

Esta área de concentração visa à aplicação de tecnologias e processos tecnológicos no aproveitamento de matéria-prima proveniente de espécies nativas e resíduos agroindustriais, bem como a produção de materiais fazendo uso de tecnologias ambientalmente mais aceitas e processos com baixa demanda energética.

Dessa forma, teremos como resultado produtos com alto valor agregado e processos que propiciem a redução do impacto ambiental.

 

Nome: Potencial Tecnológico de Matérias-primas e de Resíduos Agroindustriais.

 

Descrição: A região centro-oeste possui uma enorme riqueza de recursos naturais e boa parte de sua área de cultivo vem sendo explorada com a agricultura e a pecuária. Entretanto, a prática intensiva destes setores nos biomas da região tem provocado historicamente sérios impactos ambientais os quais se tornaram um desafio para a sociedade. Esta linha de pesquisa visa à aplicação de tecnologias e processos tecnológicos no aproveitamento de matéria-prima proveniente de espécies nativas, bem como, de resíduos agroindustriais. Desta forma, teremos como resultado produtos com maior valor agregado e processos que proporcionem a redução do impacto ambiental.

 

Docentes:
Eduardo José de Arruda
Eliana Janet Sanjinez Argandona
Gustavo Graciano Fonseca
Rodrigo Simões Ribeiro Leite
Silvia Maria Martelli

 

 

 

Nome: Tecnologias Limpas na Produção e na Transformação de Materiais.

 

Descrição: Esta linha de pesquisa envolve a produção, transformação e caracterização de materiais com alto valor agregado fazendo uso de tecnologias ambientalmente mais aceitas, incluindo a utilização de matérias-primas menos agressivas ao meio ambiente e processos com baixa demanda energética.

 

Docentes:
Nelson Luis de Campos Domingues;
Rozanna Marques Muzzi;
Lucas Pizzuti
Patrícia Hatsue Suegama

 

 




CALENDÁRIO
UFGD - Unidade 1
Rua João Rosa Góes, 1761 - Vila Progresso, Cx. Postal 322 - CEP 79825-070
67 3410-2002

UFGD - Unidade 2
Rodovia Dourados - Itahum, Km 12 - Cidade Universitaria, Cx. Postal 533 - CEP 79804-970
67 3410-2001

Este Sítio Web é acessível via IPv6!