acessibilidade

Início do conteúdo da página
Última Atualização: 04/01/2023


LINHAS DE PESQUISAS DO PROGRAMA

Ecofisiologia no desenvolvimento de plantas: Engloba integração entre as práticas culturais associadas à fisiologia da planta, aos fatores ambientais, a seleção de cultivares, melhoramento genética, objetivando maximizar a produção das culturas, e áreas afins.

Manejo integrado de pragas, doenças e plantas daninhas: Engloba projetos de pesquisas relacionados a amostragem e monitoramento de insetos e plantas daninhas; controle biológico e o manejo integrado; inseticidas, herbicidas e o manejo integrado; controle das enfermidades das plantas; epidemiologia e controle e manejo e áreas afins.

Sistemas integrados de produção vegetal: Engloba cultivos agrícolas, horticultura, plantas nativas, plantas medicinais, fertilidade e nutrição de plantas, manejo e conservação do solo e áreas afins.

Produção e Tecnologia: Engloba projetos nas áreas de mecanização, agricultura de precisão, pós-colheita de produtos agrícolas, irrigação, métodos e práticas de conservação do solo, energia na agricultura, ambiência rural e áreas afins.


LINHAS DE PESQUISAS DEFINIDAS EM REGULAMENTO ENCERRADO EM 31 DE DEZEMBRO DE 2018.

CONSERVAÇÃO E MANEJO DE RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEISConhecimentos sobre tecnologias que associam cultivos agrícolas, animais e plantas nativas, visando o melhor aproveitamento da terra, a conservação ambiental e a melhoria sócio-econômica do homem do campo.

DINÂMICA E DISPONIBILIDADE DE NUTRIENTES NO SISTEMA SOLO-PLANTA: Visa estudar a dinâmica dos nutrientes no solo, como as transformações efetuadas pelos microrganismos, retenção dos elementos, lixiviação, interação entre os nutrientes, fatores estes que influenciam a disponibilidade dos nutrientes para as plantas.

MANEJO INTEGRADO DE PRAGAS E DOENÇASControle biológico e o manejo integrado: desenvolvimento e uso de entomopatógenos; avaliação da eficiência do parasitismo e predatismo; Inseticidas e o manejo integrado; Controle das enfermidades da plantas: epidemiologia e controle e manejo.

SISTEMAS INTEGRADOS DE PRODUÇÃO VEGETALEstudo de métodos de cultivo que propiciem às grandes culturas, forrageiras e hortaliças, melhor produtividade, manejo adequado dos recursos naturais e resgate da diversidade genética.


CONTATO

Rodovia Dourados/Itahum, Km 12 - Unidade II | Caixa Postal: 364 | Cep: 79.804-970
(67) 3410-2448
(67) 3410-2357
pgagro@ufgd.edu.br
Fim do conteúdo da página