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Ementas e bibliografia das disciplinas do curso

Formação de Professores e Currículo
 
Ementa: Aspectos políticos e histórico sociais na formação de professores. Tendências, pesquisas e perspectivas da formação inicial e continuada de professores. Saberes docentes. O desenvolvimento profissional de professores do ensino básico e universitário. Contribuições teórico-metodológicas e epistemológicas da literatura específica na formação docente. Conceitos e etapas da formação profissional docente . Teorias e organização curricular.
 
Bibliografia básica:
 
CARVALHO, A. M. P.; GIL-PÉREZ, D. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
CHARLOT, B. Da relacao com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre, RS: Artmed, 2007.
 
DOLL JR., W. E. Currículo: uma perspectiva pós-moderna. Porto Alegre: Artes Médicas, 2002.
 
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 50. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2015.
 
GIROUX, H. A. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
 
GOERGEN, P. Pós-modernidade, ética e educação. 2. Ed. Campinas: Editores Associados, 2005.
 
KRASILCHIK, M. O professor e o currículo das ciências. São Paulo: EPU, 1987. 80p.
 
MALDANER, O. A. A formação inicial e continuada de professores de química. Ujuí: UNIJUÍ, 2000.
 
NÓVOA, A. Profissão professor. Porto, Pt: Porto, 1995.
 
PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L.G.C.; CAVALLET, V. J. Docência no ensino superior: construindo caminhos. In: BARBOSA, R. L. (Org.) Formação de educadores: desafios e perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 2003, p. 267-278.
 
SILVA, T. T. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2 ed. Belo Horizonte. Autêntica, 2004.
 
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 11. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.
 
Bibliografia complementar:
 
ALARCÃO, I. Formação reflexiva de professores. Porto: Porto, 1996.
CASTRO, A. D.; CARVALHO, A. M. P. (orgs.). Ensinar a Ensinar. São Paulo: Pioneira, 2001.
 
CONTRERAS, J. A autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2000.
 
CORAZZA, S. M. Diferença pura de um pós-currículo. In: LOPES, A.; MACEDO, E. (org.). Currículo: debates contemporâneos. São Paulo: Cortez, p.103-113, 2002.
 
GATTI, B. A. (org.). O trabalho docente: avaliação, valorização, controvérsias. Campinas, SP: Autores Associados; São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 2013.
 
GERALDI, C. M. G.; FIORENTINI, D.; PEREIRA, E. M. A. (orgs.) Cartografias do trabalho docente: professor(a) pesquisador(a). Campinas: Mercado de Letras, 1998.
 
IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2001.
 
LOPES, A. C.; MACEDO, E. O pensamento curricular no Brasil. In: LOPES, A. C.; MACEDO, E. (Org.). Currículo: debates contemporâneos. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
 
PIRES, C. M. C. Currículos de Matemática: da organização linear à ideia de rede. São Paulo: FTD, 2000.
 
POMBO, O. Epistemologia da interdisciplinaridade. In: Seminário Internacional Interdisciplinaridade, Humanismo, 2003, Porto. Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2003.
 
SCHNETZLER, R. P. O professor de ciências: problemas e tendências de sua formação. In: SCHNETZLER, R. P. e ARAGÃO, R. M. R. (orgs.). Ensino de Ciências: fundamentos e abordagens. Piracicaba: CAPES/UNIMEP, 2000.
 
SHULMAN, L. Those who understand: the knowledge growths in teaching. Educational Research, n. 2, v. 15, pp. 4-14, 1986.
 
SKOVSMOSE, O. Educação Matemática Crítica: a questão da democracia. Campinas: Papirus, 2001.
 
TARDIF, M. O trabalho docente. São Paulo: Vozes, 2005.
 
 
História, Filosofia e Epistemologia das Ciências
 
Ementa : Contribuições da história e filosofia da Ciência no ensino de Ciências e Matemática. Concepções epistemológicas de Ciência e o ensino de Ciências e Matemática. Paradigmas que orientam a produção de conhecimento na área das Ciências: Naturais, Exatas e Humanas. Valores da atividade científica. A experimentação no Ensino de Ciências e laboratório de ensino de matemática.
 
Bibliografia básica:
 
ALVES, R. Filosofia da ciência: introdução ao jogo e suas regras. 18. ed. São Paulo: Loyola, 2013.
 
BACHELARD, G. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Ed. Contraponto, 2013.
CHASSOT, A. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 4. ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2008.
 
DELIZOICOV, D., ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. 4. ed. São Paulo: Ed. Cortez, 2011.
KUHN, T. A estrutura das revoluções científicas. 12. ed. São Paulo: Perspectiva, 2013.
 
MALDANER, O. A. Concepções epistemológicas no ensino de ciências. In: SCHNETZLER, R. P. e ARAGÃO, R. M. R. (orgs.). Ensino de Ciências: fundamentos e abordagens. Piracicaba: CAPES/UNIMEP, 2012.
 
NASCIMENTO, V. B. A natureza do conhecimento científico e o ensino de ciências. In: CARVALHO, A. M. P (org.). Ensino de Ciências: unindo a pesquisa e a prática.  São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2012.
SANTOS, B. S. Um discurso sobre as ciências. 4. ed. Porto: Edições Afrontamento, 2006.
 
Bibliografia complementar:
 
BOURDIEU, P. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: Editora UNESP, 2004.
 
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros  Curriculares Nacionais para o terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: ciências naturais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, 2000.
 
__________. Ministério da Educação. Parâmetros  Curriculares Nacionais para o primeiro e segundo ciclos do ensino fundamental: ciências naturais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, 1997.
 
__________. Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais mais para o Ensino Médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.1. ed.Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, 2002.
 
CHALMERS, A . F. O que é ciência afinal? São Paulo: Brasiliense, 1993.
 
D'AMBROSIO, B. S. Formação de professores de Matemática para o século XXI: o grande desafio. Pró-Posições, Campinas, v. 4, n. 10, p. 35-41, 1993.
 
DIXON, B. Para que serve a ciência? São Paulo: E. Nacional/EDUSP, 1976.
FASHEH, M. Matemática, Cultura e Poder. Zetetiké. Campinas: CEMPEM – FE/UNICAMP v. 6, n. 9, 1997.
 
FOUREZ, G. A construção das ciências: introdução à filosofia e à ética da ciência. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1995.
 
OLIVEIRA, R. J. A escola e o ensino de Ciências. São Leopoldo: Ed. UNISINOS, 2000.
 
SILVA, L. H. e ZANON, L. B. A experimentação no ensino de ciências. In: SCHNETZLER, R. P. e ARAGÃO, R. M. R. (orgs.). Ensino de Ciências: fundamentos e abordagens. Piracicaba: CAPES/UNIMEP, 2000.
 
 
Ciência, Tecnologia , Sociedade e Ambiente
 
Ementa: O desenvolvimento da ciência e das tecnologias e as implicações na educação. As questões sociocientíficas e suas potencialidades argumentativas.
Cibercultura e redes digitais. Alfabetização Científica. Educação Ambiental. Educação Inclusiva.
 
Bibliografia básica:
 
AULER, D.; BAZZO, W.A. Reflexões para a implementação do movimento CTS no contexto educacional brasileiro. In: Ciência & Educação, Bauru, v.7, n.1, p.1-13, 2001.
 
BETTEGA, M. H. A educação continuada na era digital. São Paulo: Cortez, 2004. (Coleção questões da nossa época; v. 116).
 
LOUREIRO, C. F. B. Trajetória e fundamentos da educação ambiental. 4.ed. Sao Paulo: Cortez, 2012. 165p.
 
LÉVY, P. A inteligência coletiva. 6. ed. São Paulo: Edições Loyola Jesuítas, 2010.
__________. Cibercultura. Rio de Janeiro: Editora 34, 1999.
 
 
Bibliografia complementar:
 
ASSMANN, H. Redes digitais e a metamorfose do aprender. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.
 
CAPRA, F. A teia da vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. São Paulo: Cultrix, 2006.
 
CHASSOT, A. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 4. ed. Ijui, RS: Unijui, 2008. 483p.
 
COSCARELLI, C. V. (org.). Novas tecnologias, novos textos, novas formas de pensar. 3. ed. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2006.
 
LEFF, E. Saber ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. 4. ed. Petropolis: Vozes, 2005. 494p.
 
LÉVY, P. A esfera semântica. Tomo 1: computação, cognição e economia da informação. São Paulo: Annablume, 2014.
 
LÉVY, P; LEMOS, A. O futuro da Internet. São Paulo: Paulus, 2010.
 
LOUREIRO, C. F. B. Complexidade e dialética: contribuições à práxis política e emancipatória em educação ambiental. Educ. Soc., Campinas, v. 26, n. 93, p. 1473-1494, set./dez. 2005.
 
RODRIGUES, Sheyla Costa. Rede de conversação virtual: engendramento coletivo-singular na formação de professores. 2007. 150p. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
 
SANCHO, J. M; HERNÁNDEZ, F. (Org.). Tecnologias para transformar a educação. Porto Alegre: Artmed, 2006.
 
SMYTH, J. C. Environment and Education: a view of a changing scene. Environmental Education Research, v. 12, n. 3-4, p. 247-264, jul./set. 2006.
PROJETO DOCES MATAS/GRUPO TEMÁTICO DE INTERPRETAÇÃO AMBIENTAL. Manual de Introdução à Interpretação Ambiental. Belo Horizonte, 2002.
 
THURLER, M. G. Inovar no interior da escola. Porto Alegre: Artmed, 2001.
 
Processos e Teoria Educacionais
 
Ementa: Teorias de aprendizagem e o papel do professor no contexto escolar. Processos de ensino e aprendizagem e suas problemáticas no contexto de escolarização. Conteúdos escolares e reflexões sobre/na prática pedagógica. Limites e possibilidades do trabalho coletivo no contexto escolar. Planejamento, execução e avaliação do ensino. Educação não formal e informal.
 
Bibliografia básica:
 
LEFRANCOIS, G. R. Teorias da aprendizagem: o que a velha senhora disse. São Paulo: Cengage Learning, 2013. 479p.
 
KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia. 4. ed. São Paulo: Edusp, 2011
MOREIRA, M. Teorias de Aprendizagem. São Paulo: EPU, 1999.
 
SACRISTÁN, J. G. & GÓMEZ, A. I. P. Compreender e transformar o ensino. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.
 
SKINNER, B. F. Tecnologia do ensino. Sao Paulo, SP: Edusp: Herder, 1972. 260p.
 
VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. 2ª ed. São Paulo: Martins fontes, 2000.
 
Bibliografia complementar:
 
ALMOULOUD, S. A. Fundamentos da didática da Matemática. Curitiba: UFPR, 2007.
 
BAUM, W. M. Compreender o behaviorismo: comportamento, cultura e evolução. Porto Alegre, RS: Artmed, 2008. 311p.
 
BECKER, F. Modelos pedagógicos e modelos epistemológicos. Educação e Realidade, Porto Alegre - RS, v. 19, n. 1, p. 89-96, 1999.
 
MATOS, M. A. Análise Funcional do Comportamento. In: Estudos de Psicologia, Campinas, v. 16, n. 3, p. 8-18, set./dez. 1999.
 
PETERS, O. Didática do ensino a distância. Tradução de Ilson Kayser. São Leopoldo, RS: Ed. Unisinos, 2006.
 
RODRIGUES, M. E. Behaviorismo: mitos, discordâncias, conceitos e preconceitos. Educere Et Educere, v. 1, n. 2, p. 141-164, jul./dez. 2006.
 
TAILLE, Y.; OLIVEIRA, M. K., DANTAS,H. Piaget, Vygotsky e Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992.
 
VYGOSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
WEISSMAN, H. (org.). Didática das Ciências Naturais: contribuições e reflexões. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
 
ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Tradução de  Ernani F. da F. Rosa. Porto Alegre: Artmed, 1998.
 
 
Pesquisa em Ensino de Ciências e Educação Matemática
 
Ementa: Comunicação, expressão e linguagem científica. Pesquisas em Ensino e abordagens metodológicas. Tendências e investigações sobre o processo de ensino e aprendizagem. O papel das pesquisas educacionais nos processos de mudanças no ensino. Elaboração de projetos de pesquisa na área do Ensino.
 
Bibliografia básica:
 
BOGDAN, R. C. Investigacao qualitativa em educacao: uma introducao a teoria e aos metodos. Porto, Pt: Porto, 1999. 336p.
 
CHALMERS, A . F. O que é ciência afinal? São Paulo: Brasiliense, 1993.
DELIZOICOV, D. ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. 4. ed. São Paulo: Ed. Cortez, 2011.
 
FLICK, U. Introducao a pesquisa qualitativa. 3. ed. Porto Alegre, RS: Bookman: Artmed, 2009. 405p.
 
LEFRANCOIS, Guy R. Teorias da aprendizagem: o que a velha senhora disse. Sao Paulo: Cengage Learning, 2013. 479p.
 
SANTOS, B. S. Um discurso sobre as ciências. 4. ed. Porto: Edições Afrontamento, 2006.
 
 
Bibliografia complementar:
 
CUPANI, A. A crítica do positivismo e o futuro da filosofia. Florianópolis: Editora da Universidade Federal de Santa Catarina, 1985.
 
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1988, 99p.
MALDANER, O. A. Concepções epistemológicas no ensino de ciências. In: SCHNETZLER, R. P. e ARAGÃO, R. M. R. (orgs.). Ensino de Ciências: fundamentos e abordagens. Piracicaba: CAPES/UNIMEP, 2000.
 
NASCIMENTO, V. B. A natureza do conhecimento científico e o ensino de ciências. In: CARVALHO, A. M. P (org.). Ensino de Ciências: unindo a pesquisa e a prática.  São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2006.
 
OLIVEIRA, R. J. A escola e o ensino de Ciências. São Leopoldo: Ed. UNISINOS, 2000.


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