acessibilidade

Início do conteúdo da página
Abril
11
2016

Workshop de Biodiversidade começa amanhã com mesa sobre corredores ecológicos

  Atualizada: 12/04/2016


O  III Workshop de Biodiversidade e Conservação: Estratégias e Avanços de Gestão começa amanhã (12) com a mesa redonda sobre "Corredores Ecológicos como Estratégia de Conservação da Biodiversidade", às 14h, no cineauditório da Unidade 1 da UFGD (Rua João Rosa Goés, 1761, Vila Progresso). 

A mesa será coordenada por Mario Vito Comar (UFGD) e terá três palestrantes: Veridiana Araujo Alves da Costa Pereira (ITAIPU-BINACIONAL) falará sobre “Corredor de Biodiversidade Santa Maria - Uma experiência Prática de Articulação Interinstitucional”; Afranio José Soares Soriano (UEMS) falará sobre “O Geoparque como ponto de partida de Políticas Conservacionistas e de Planejamento de Corredores Ecológicos”; e Leonardo Tostes Palma (IMASUL) falará sobre “Unidades de Conservação como Áreas Prioritárias para Implantação de Corredores Ecológicos”.

“O chamado da ciência e do bom senso grita alto em promover qualquer ação que segure o pouco de biodiversidade que temos, que nos devolva às favoráveis condições do holoceno. Disto a importância da implantação de corredores ecológicos - que são faixas de mata plantadas entre as poucas áreas de mata ainda existentes, assim ampliando o fluxo de espécies vegetais e animais e garantindo a conservação da sua biodiversidade no meio urbano e rural”, afirma Mario Vito Comar.

Já a abertura oficial do Workshop será às 20h, também na Unidade 1, com a conferência ministrada por Jose Manoel Ochoa Quintero (UFMS) sobre “Ecologia de paisagem como ferramenta na conservação e gestão da biodiversidade”.

O objetivo do Workshop é trazer visões e discussões de um futuro mais sustentável pela adoção de boas práticas na região, oferecidas pelo NURB e IMAD, e também levantar questões fundamentais para a sobrevivência da sociedade face às mudanças socioeconômicas, culturais e ambientais testemunhadas no Brasil e no planeta.

O evento é parte das comemorações dos 10 anos do Curso de Gestão Ambiental da Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais (FCBA) da UFGD e depois da abertura, de 13 a 16 de abril, terá mini-cursos, palestras e  outras mesas redondas no Auditório Central da UEMS (Cidade Universitária).

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

  • 12 de abril de 2016 (14:00 h) – Cine Auditório, Unidade I UFGD.
M-R Corredores ecológicos como estratégia de Conservação da biodiversidade – Coord. Prof. Dr. Mario Vito Comar, UFGD. Palestrantes: MSc. Veridiana Araujo Alves da Costa Pereira - Coordenadora do projeto Corredor de  Biodiversidade Santa Maria, ITAIPU-BINACIONAL: “Corredor de Biodiversidade Santa Maria - Uma experiência Prática de Articulação Interinstitucional”; Prof. Dr. Afranio José Soares Soriano, UEMS: “O Geoparque como ponto de partida de Políticas Conservacionistas e de Planejamento de Corredores Ecológicos”. MSc. Leonardo Tostes Palma, Gerente dos Parques Estaduais, IMASUL: “Unidades de Conservação como Áreas Prioritárias para Implantação de Corredores Ecológicos”.
 
  • 12 de abril de 2016 (20:00 h) – Cine Auditório, Unidade I UFGD.
Abertura oficial
Conferência Magistral, Prof. Dr. Jose Manoel Ochoa Quintero, UFMS: Ecologia de paisagem como ferramenta na conservação e gestão da biodiversidade.
Coffee-Break.
 
  • 13 de abril de 2016 (08:00 h) – Auditório Geral UEMS – Bloco A.
Painel "Experiências no manejo e gestão de reservas privadas" – Moderador. Prof. Dr. Sandro Menezes Silva, UFGD. Painelistas: MSc. Cornelia Nagel - sub-secretária de Meio Ambiente de Nova Andradina: RPPN Cabeceira do Mimoso: "A experiência de gestão da RPPN Cabeceiras do Mimoso"; MSc. Claudio Henschel de Matos - analista da Fundação Grupo O Boticário de Proteção à Natureza: "A experiência da Fundação Grupo O Boticário de Proteção à Natureza nas Reservas de Salto Morato (PR) e Serra do Tombador (GO)"; Roosvelt Sampaio, RPPN Buraco das Araras: "A experiência da RPPN Buraco das Araras com a atividade turística".
 
  • 13 de abril de 2016 (13:30 h) - Auditório Geral UEMS – Bloco A.
PalestraValoração ambiental em RPPN: uma proposta em desenvolvimento MSc. Claudio Henschel de Matos, FGBPN.
 
  • 13 de abril de 2016 (19:00 h) - Auditório Geral UEMS – Bloco A.
M-R Conservação no Pantanal – Coord. Prof. Dr. Paulino Barroso Medina Júnior, UFGD.
Palestrantes: Reinaldo Francisco Ferreira Lourival (Pesquisador DCR na UFMS): Escolhas robustas e incertezas na Conservação do Pantanal; Glaucia Helena Fernandes Seixas (Superintendente Executiva da Fundação Neotrópica do Brasil): Projeto Papagaio Verdadeiro - monitoramento e conservação no Pantanal; Maria Silvia Peixoto Gervásio (Diretora executiva da Verde Ambiental Consultoria e Projetos Ltda): Uso de recursos naturais em atividades socioeconômicas no Pantanal.
 
  • 14 de abril de 2016 (08:00 h) Auditório Geral UEMS – Bloco A.
M-R Biodiversidade Urbana, Manejo e Conservação – Coord. Prof. Dr. Paulino Barroso Medina Júnior, UFGD. Palestrantes: Prof. Dr. Welber Senteio Smith (Diretor de Educação Ambiental na SEMA/Sorocaba e professor da UNIP e UNISO/Sorocaba): Projeto Refúgios da Biodiversidade - Experiência da Prefeitura de Sorocaba na Conservação da biodiversidade urbana; Marcos Andrey Alves Meira (Coordenador de Unidades de Conservação na Semadur/Campo Grande): A experiência da Prefeitura de Campo Grande na Conservação da Biodiversidade Urbana
 
  • 14 de abril de 2016 (14:00 h) Auditório Geral UEMS – Bloco A.
Oficina: Gestão e Conservação de Biodiversidade Urbana, com ênfase em ambientes aquáticos e Áreas de Proteção Permanente (APPs) urbanas. Ministrante: Welber Senteio Smith (Diretor de Educação Ambiental na SEMA/Sorocaba e professor da UNIP e UNISO/Sorocaba). Coordenador: Paulino Barroso Medina Júnior
                                        
  • 14 de abril de 2016 (19:00 h) Auditório Geral UEMS – Bloco A.
Palestra “Estratégia para detecção do risco de uma espécie à extinção. O caso das abelhas das orquídeas no arquipélago de Ilhabela” - Dr. Samuel Boff, UFGD.
 
  • 15 de abril de 2016 (08:30 h) Auditório Geral UEMS – Bloco A.
M-R Manejo e Conservação da Biodiversidade Regional – Coord. Prof. Dr. George Camargo, UFGD. Palestrantes: Prof. Dr. George Camargo, UFGD: “Estado da Arte da Diversidade de Morcegos no Mato Grosso do Sul: Perspectivas e Desafios”; Prof. Dr. Marciel Elio Rodrigues, UEMS: “Odonata como indicadores de biodiversidade na região de Dourados, Mato Grosso do Sul”; Profa. Dra. Zefa Valdivina Pereira, UFGD: “Agroecologia como ferramenta de manejo e conservação da biodiversidade vegetal na região de Dourados, Mato Grosso do Sul”; Prof. Dr. Fernando Ibanez Martins, EMBRAPA-Pantanal: “Impactos do javali (Sus scrofa) no Mato Grosso do Sul: impactos biológicos e econômicos”; MSc. Alexandre de Matos Martins Pereira, IBAMA: “Manejo de fogo e queimadas na conservação da biodiversidade”.
 
  • 15 de abril de 2016 (14:00 h) Auditório Geral UEMS – Bloco A.
  • O papel de pós-graduação para iniciativas e estratégias regionais de conservação – Coord. Prof. Dr. Erich Arnold Fischer, UFMS. Palestrantes: Prof. Dr. Fabricio Fagundes Pereira, PPG em Entomologia e Conservação da Biodiversidade – UFGD; Prof. Dr. Flávio Macedo Alves, PPG em Biologia Vegetal – UFMS; Prof. Dr. Heitor Miraglia Herrera, PPG em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária – UCDB; Prof. Dr. José Sabino, PPG em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional - Anhanguera/Uniderp; Prof. Dr. Yzel Rondon Suarez, PPG em Recursos Naturais – UEMS;  Prof. Dr. Erich Arnold Fischer, PPG em Ecologia e Conservação – UFMS (Moderador).
    
  • 16 de abril de 2016 (08:00 h e 14:00 h) Auditório Geral UEMS – Bloco A.
  • Tatu-canastra o Embaixador da Biodiversidade - Biólogo Gabriel Massocato, IPE: "Conhecer as atividades do Projeto Tatu canastra no Pantanal e Cerrado do Mato Grosso do Sul, despertar o interesse dos acadêmicos para o trabalho com a conservação de espécies ameaçadas e aprender a usar equipamentos de monitoramento de Xenarthra". *Manhã: Teórica; *Tarde: Prática na Mata do Azulão.

Informações: E-mail: jairogaona@ufgd.edu.br, Telefone: (67) 3410-2212