Vestibular da UFGD reserva 50% das vagas para estudantes de escolas públicas

Atualizada: 16/11/2015
A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) inscreve até 17 de novembro para o Vestibular 2016. São 962 vagas distribuídas em 32 cursos de graduação presenciais e com duas opções de ingresso: acesso universal e reserva de vagas.

A reserva de vagas, também conhecida como cotas sociais, é um cumprimento à Lei 12.711/12, que orienta que 50% das vagas sejam reservadas para candidatos que cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas. Desses 50%, metade das vagas é destinada a candidatos oriundos de famílias com renda igual ou inferior a um 1,5 salário-mínimo per capita.

Essas vagas reservadas serão destinadas a candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas em proporção no mínimo igual à soma dessas populações em Mato Grosso do Sul, que é de 51,95%, apurado segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Dessa forma, para o curso de Medicina, por exemplo, são 20 vagas para acesso universal e 20 vagas para alunos da escola pública. Entre essas 20 vagas das cotas sociais, 10 são para renda familiar inferior ou igual a 1,5 salário mínimo e 10 para estudantes com renda familiar superior a 1,5 salário mínimo. Além disso, sobre essas 10 vagas de cada recorte de renda incide a proporção populacional, resultando em 6 vagas para pretos, pardos e indígenas e 4 vagas para outros. O edital do Vestibular traz uma tabela com a distribuição de vagas de cada curso.

Caso não haja candidatos aprovados com o perfil de cada grupo de reservas, as vagas remanescentes serão ocupadas por quaisquer candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

O candidato que não optar, no ato da inscrição, por participar do sistema de reserva, mesmo que atenda a todas as exigências para participar dessa forma, concorrerá apenas pelo sistema universal.

INSCRIÇÕES
As inscrições para o Vestibular da UFGD podem ser feitas até às 17h de amanhã (17), exclusivamente pela internet, na página do Vestibular.

Para se inscrever, o candidato deverá realizar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 80,00.  Já para os alunos da rede pública de ensino do Mato Grosso do Sul, a UFGD custeia a inscrição e os candidatos não precisam pagar a taxa. Nesta modalidade de isenção, as solicitações podem ser feitas também na página do Vestibular.

Para auxiliar aqueles que tiverem dúvidas ou dificuldades durante a inscrição via internet, a sede do Centro de Seleção, localizada na unidade 1 da UFGD (Rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso), também conta com máquinas e monitores à disposição da população.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3410-2840 / 2846 ou pelo e-mail psv2016@ufgd.edu.br