acessibilidade

Início do conteúdo da página
Outubro
25
2016

Vestibular: Cineclube UFGD exibirá a animação “O Menino e o Mundo”

  Atualizada: 25/10/2016
O projeto de extensão Cineclube UFGD exibirá, neste sábado (29), a animação brasileira “O Menino e o Mundo” (2016), dirigida por Alê Abreu e indicada ao Oscar 2016 de melhor animação. 

O filme está na lista de obras literárias, teatrais e cinematográficas que cairão nos Vestibulares de 2017, 2018 e 2019 da UFGD e o objetivo do Cineclube é oportunizar o acesso e a reflexão sobre a obra. De forma que além da exibição, também será realizado o debate sobre a animação.

Todos os interessados estão convidados a participação dessa sessão, que começa às 17h, no cineauditório da Unidade 1 da UFGD (Rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso).

O debate será conduzido pelas integrantes do Grupo de Estudos InterArtes, Adrieli Svinar e Evelin Gomes.

“O Menino e o Mundo” é vencedor de 34 prêmios, entre eles o Prêmio Cristal de melhor longa-metragem no 38º Festival de cinema de animação de Annecy, na França, considerado o maior prêmio da animação mundial e do Grande Prêmio da Monstra - Festival de Cinema de Animação de Lisboa.

A sinopse é a seguinte: sofrendo com a falta do pai, um menino deixa sua aldeia e descobre um mundo fantástico dominado por máquinas-bichos e estranhos seres. Uma inusitada animação com várias técnicas artísticas que retrata as questões do mundo moderno através do olhar de uma criança.

Dessa forma, é um filme para o público infantil, por apresentar um universo ingênuo e lúdico do ponto de vista do protagonista, mas é também um filme político, pois na trajetória do personagem principal, atravessam-se os diversos estágios que o capitalismo conheceu ao longo dos séculos.

O longa-metragem traz na singeleza do desenho, feito em traços simples na cor preta e apresentado em 2D, um personagem que retrata as mais inquietantes questões do mundo moderno através do olhar de uma criança.
 
Confira o trailer:


VESTIBULAR 2017
Da mesma forma que “O Menino e o Mundo”, em 08 de outubro, o Cineclube fez a exibição e o debate do filme “Em nome da lei” (2016), dirigido por Sérgio Rezende e que também cairá no vestibular.
A prova do Vestibular da UFGD ocorrerá em 20 de novembro e o processo seletivo oferece 962 vagas distribuídas em 32 cursos de graduação.  O edital com a lista com as obras literárias, teatrais e cinematográficas que serão cobradas no Vestibular envolve 12 livros, sete filmes, três contos, dois poemas e uma peça teatral, distribuídos nos anos de 2017, 2018 e 2019.
 
INSCRIÇÕES NO CINECLUBE
Para quem deseja participar toda semana do Cineclube UFGD e receber certificado de atividade de extensão, o projeto informa que as inscrições são permanentes e feitas através da lista de presença de cada sessão.
O certificado de extensão é emitido quando o participante alcança 40 horas (20 sessões) e a carga horária pode ser cumprida nas duas sessões do Cineclube UFGD, aos sábados, às 17h, na Unidade 1 e às quintas-feiras, às 16h, na sala 7 da FACALE (Faculdade de Comunicação, Artes e Letras), localizada na Unidade 2 da UFGD (Cidade Universitária), pelo Grupo de Estudos InterArtes.
 
SERVIÇO:
 
Site oficial: http://omeninoeomundo.blogspot.com.br/
Blog Cineclube UFGD: http://www.cineufgd.wordpress.com/