acessibilidade

Início do conteúdo da página
Outubro
20
2014

Utilidade Pública: Hemocentro fica aberto neste sábado para doação e cadastramento

  Atualizada: 20/10/2014
A partir das 7h, local receberá doadores de sangue e cadastro para doação de medula óssea

O Hemocentro de Dourados está comunicando que ficará aberto neste sábado (25/10) para doação de sangue e cadastramento de doadores voluntários de medula óssea. O funcionamento será das 7h às 12h.
Há algumas recomendações para o doador de sangue, que não pode ingerir bebida alcoólica pelo menos 12 horas antes da doação e nem fumar 1h antes e após a doação. É importante que o doador de sangue tome café da manhã antes da doação e evite comer alimentos gordurosos no dia da doação.
No próprio Hemocentro, também são realizados os exames de tipagem sanguínea, da Doença de Chagas, Sífilis, Hepatite B , Hepatite C, HIV , HTLV I/II e Hemoglobina S.
Existe um intervalo entre as doações de sangue, que é de dois meses para homens e três meses para mulheres. Em outros casos, deve haver também uma espera, como no caso de pessoas que foram submetidas a cirurgia, tatuagens, colocação de piercings, quem fez transfusão de sangue, a parto normal ou cesariana, quem teve dengue clássica e hemorrágica ou passou por procedimentos endoscópicos e etc.   
Quem for fazer a doação de sangue deve levar um documento oficial com foto; estar em boas condições de saúde, não estar gripado ou com outra infecção; estar descansado e alimentado; ter entre 18 e 69 anos de idade e pesar mais de 55kg.
Não podem doar sangue quem teve hepatite após 11 anos de idade; Doença de Chagas; homens e mulheres com múltiplos parceiros sexuais e que têm relações sem o uso de preservativo; pessoas que compartilham seringas; pessoas que fazem uso de drogas injetáveis ilícitas e pessoas infectadas pelo HIV e seus parceiros.

CADASTRO PARA DOADOR DE MEDULA ÓSSEA
O Hemocentro de Dourados fará neste sábado, (25/10), um cadastramento de doadores de medula óssea. Qualquer pessoa entre 18 e 55 anos em bom estado de saúde pode ser doador, que é identificado geneticamente, através de um exame de HLA e inscrito no REDOME – Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea.
Para o cadastro é necessário que a pessoa leve o RG, CPF, e o Cartão SUS, se tiver.
A medula óssea é um tecido líquido encontrado no interior dos ossos e é responsável por produzir as células do sangue, ou seja, glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas.
Se houver a doação, não há risco ou restrições médicas e o doador poderá levar sua vida normalmente, como antes.
Quem tem AIDS, Hepatite B ou C, é portador de doenças crônicas e fez tratamento quimioterápico ou radioterápico contra câncer, não pode ser doador de medula óssea.

Para informações gerais, no Hemocentro de Dourados que fica na rua Waldomiro de Souza – 295 – Vila Industrial – ao lado do PAM.
Telefones: 67- 3424-0400/4192. E-mail: hemocentrodourados@hemosul.ms.gov.br