UFGD tem R$ 265 mil aprovados em projetos pelo Fundo de Investimentos Culturais

Atualizada: 15/08/2016

Três projetos vinculados à Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) acabam de ser aprovados pelo edital do Fundo de Investimentos Culturais 2016, da Secretaria de Estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação do Mato Grosso do Sul.

Somando um valor total de R$ 265.095,00, os três projetos são resultados de ações desenvolvidas dentro da Universidade e têm como objetivo principal fomentar, fortalecer e fazer circular ações culturais pelo estado e até pelo país vizinho, o Paraguai.

Música

Dois desses projetos foram aprovados na área da música. O “Festival Douradense de Música”, aprovado em nome da servidora Thais Fernandes Costa, no valor de R$ 121.900,00, pretende continuar oferecendo a Dourados e região formação artística musical de excelência, mobilizando, unindo e fortalecendo os movimentos musicais existentes no município, oportunizando aos músicos, educadores musicais e estudantes de música a troca de experiências e saberes.

Já com duas edições realizadas pela Coordenadoria de Cultura da UFGD, o Festival, também conhecido como FESDOM, oferece ao público apresentações, ensaios e concertos didáticos e conta, ainda, com workshops, masterclasses e seminários com a finalidade de capacitar o artistas da região e estimular a reflexão acerca das atividades musicais desenvolvidas na Grande Dourados.

O outro projeto musical aprovado foi “Mborahéi rapére - Pelas trilhas do canto”, em nome da servidora Cândida Graciela Chamorro Argüello, da Faculdade de Ciências Humanas, no valor de R$ 99.920,00. Mborahéi rapére é um desdobramento do Música Indígena no Palco, contemplado pelo Fundo de Investimento Municipal de Dourados em 2014, resultado do projeto de extensão “Cantos e Danças”, realizado entre 2012 e 2014 em comunidades Guarani e Kaiowa de Dourados e Douradina, pela UFGD, com apoio do Ministério da Cultura.

O projeto surgiu a partir do interesse de artistas, docentes e estudantes em se aproximar da arte indígena local e tem como resultado o espetáculo aprovado, que apresenta um mergulho vivencial na cultura indígena, através da música. Trata-se de uma releitura de cantos indígenas, explorando suas diversas possibilidades harmônicas, rítmicas, melódicas e cosmológicas. O trabalho cênico-musical se desenvolve com base em mitos e danças indígenas considerados tradicionais pelas comunidades, e integra as linguagens do circo, do teatro e da performance. A percepção Guarani e Kaiowá da realidade está presente do começo ao fim do espetáculo e introduz o público aos caminhos da palavra-cantada, seus símbolos e significados, suas reivindicações e à sua beleza.

Estão previstas apresentações nas cidades de Campo Grande, Dourados, Ponta Porã, Assunção (Paraguai) e em sete aldeias do MS, localizadas nas cidades de Dourados, Caarapó, Amambai, Douradina e Aquidauana.

Formação

Na área do Audiovisual, o terceiro projeto aprovado é o “Filma Ae MS”, em nome do servidor Thales Albano de Sousa Pimenta, da Assessoria de Comunicação, no valor de R$ 43.275,00. O Filma Ae é uma extensão da Mostra Audiovisual de Dourados, realizado há 4 edições também pela Coordenadoria de Cultura.

A proposta é realizar um total de 6 oficinas, 3 em Dourados e 3 divididas entre Fátima do Sul, Lagoa Bonita (distrito de Douradina) e Glória de Dourados, todas voltadas à formação e capacitação de crianças e adolescentes na área do audiovisual, oportunizando os participantes, inclusive, a inscreverem trabalhos na próxima edição da Mostra.

Serão oferecidos dois tipos de oficinas: uma de produção audiovisual voltada para adolescentes e outra de animação, na qual professores e alunos de 10 a 12 anos de escolas públicas serão capacitados para trabalhar com manuseio de softwares livres e produção de animação. Além das oficinas, o projeto visa investir em materiais e equipamentos para melhor desenvolvimento das atividades.