Março
2017

UFGD Sem Opressão: Roda de conversa abordará violência contra mulher no ambiente de trabalho

Atualizada: 09/03/2017
Para somar com as atividades destinadas às mulheres durante o mês de março, a Ouvidoria da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) promoverá, no dia 29 de março, uma roda de conversa sobre as opressões às quais as mulheres são submetidas, especialmente no ambiente de trabalho acadêmico.

A roda “Violência contra mulher no ambiente de trabalho: Mulheres sem opressão” faz parte do projeto UFGD Sem Opressão e vai acontecer no Hall de entrada do Auditório Central, na Unidade II, com início às 13h30. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link https://goo.gl/GmuWWQ.

Como o principal objetivo é contribuir na criação de condições para um ambiente de trabalho cada vez mais respeitoso e eficaz no repúdio, prevenção e punição de quaisquer formas de violência contra mulheres, a roda de conversa tem como foco principalmente servidoras e servidores (docentes e técnicos) da Universidade, mas a participação é aberta a todas as pessoas, sejam da comunidade acadêmica ou não.

Falas iniciais
- Violência contra mulheres no ambiente de trabalho; Rede de enfrentamento à violência contra a mulher; Conselho Municipal sobre os Direitos das Mulheres - por Sonia Maria Rodrigues Pimentel, Coordenadora Especial de Políticas para Mulheres no município de Dourados.

- Implicações da entrada das mulheres no mercado de trabalho formal; Opressões no ambiente de trabalho, especialmente no serviço público – por Elisa Kuhn, licenciada e mestre em História pela UFGD.

A mediação será feita por Francina Evaristo de Sousa, Psicanalista e Psicóloga - PROGESP/UFGD.

UFGD Sem Opressão
Com base nas demandas recebidas pela Ouvidoria nos anos de 2015 e 2016, o projeto UFGD Sem Opressão foi proposto e aprovado na Pró-reitoria de Extensão e Cultura com o objetivo de contribuir para a conscientização e erradicação das opressões nas relações pessoais ocorridas no ambiente administrativo e universitário da UFGD. Ele será composto por 4 rodas de conversa para falar sobre diferentes tipos de violências e discriminações.

A roda “Violência contra mulher no ambiente de trabalho: Mulheres sem opressão” é o primeiro evento do projeto. Os próximos, previstos para acontecer ao longo de 2017, irão tratar sobre assédio moral, racismo e LGBTIfobia.

Com este projeto, a Ouvidoria da UFGD pretende, além de prestar atendimento às manifestações dos cidadãos, promover o aprimoramento constante de políticas e serviços públicos para que haja modificações de pensamentos e atitudes, assim como trocas de experiências sobre algumas temáticas consideradas polêmicas.

Até o formato dos eventos foi escolhido pensando nessas trocas e na aproximação das pessoas. “Diferentemente da impessoalidade que às vezes uma palestra, por exemplo, pode carregar, a roda de conversa facilita as pessoas a participarem do assunto. As mulheres que farão as falas iniciais foram convidadas para instigar o público a somar nas discussões, cada um com seu próprio pensamento e ponto de vista”, reforça a ouvidora da Universidade, Ariane Rigotti.

O UFGD Sem Opressão é organizado pela Ouvidoria da UFGD em parceria com as Pró-reitorias de Extensão e Cultura (PROEX) e de Gestão de Pessoas (PROGESP) e com apoio da Reitoria e dos Núcleos Multidisciplinar de Inclusão e Acessibilidade (NuMIAc), de Estudos Afro-brasileiros (NEAB), de Estudos de Diversidade de Gênero e Sexual (NEDGS) e de Estudos Indígenas (NAIn).

Acompanhe as novidades pela página do evento: https://www.facebook.com/events/740683162752864/