Setembro

UFGD sedia colóquio sobre violência contra mulher

Atualizada: 28/09/2016

No próximo dia 28 de setembro, a Universidade Federal da Grande Dourados sedia o II Colóquio Mulher e Sociedade: Reflexões Sobre a Violência Contra a Mulher. O evento acontece às 19h30, no cineauditório da Unidade 1 (rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso).

Com o tema “As raízes históricas da violência contra a mulher”, a conferência de abertura ficará por conta da professora Ana Maria Colling, da Faculdade de Ciências Humanas da UFGD. O público-alvo do colóquio são professores e estudantes do ensino básico e superior, mas qualquer pessoa interessada pode participar. As vagas são limitadas, as inscrições gratuitas e podem ser feitas pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc5ty9zf51IJN70kaBeb6Bu9bhpBUKRpOaphW-Dts5MT20QcQ/viewform?c=0&w=1.

O evento é uma realização do Núcleo de Estudos de Diversidade de Gênero e Sexual (NEDGS) e Pró-reitoria de Extensão e Cultura da UFGD, em parceria com o Programa Cultura, Arte e Paz da Coordenadoria de Políticas Específicas da Secretaria de Educação do MS, com a Coordenadoria Regional de Educação de Dourados, e com o Centro de Formação Professora Leila Fioravante Rosa.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail nedgs@ufgd.edu.br.

O Núcleo

Em funcionamento desde novembro do ano passado, o Núcleo de Estudos de Diversidade de Gênero e Sexual da UFGD se propõe a sensibilizar a comunidade acadêmica da necessidade de se enfrentar a violência de gênero e a violência contra as pessoas LGBTI (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Transgêneros e Intersexuais), bem como fomentar a pesquisa e produção do conhecimento nessas temáticas.

Nos primeiros meses de existência, os membros do NEDGS optaram por desenvolver uma agenda de fortalecimento interno para aprofundamento nos conceitos e temáticas que envolvem as relações de gênero e sexualidade. Já as atividades públicas tiveram início em março de 2016, com o I Colóquio Mulher e Sociedade: Reflexões Sobre a Afirmação de Direitos e Justiça Social.

As reuniões do Núcleo acontecem uma vez por mês e são abertas a todos os interessados no tema. Acompanhe a agenda de encontros e conheça um pouco mais sobre o trabalho do NEDGS pelo link: http://portal.ufgd.edu.br/setor/nedgs/index.