UFGD realiza reforma no Centro de Educação Infantil

Atualizada: 10/02/2016
A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) está reformando as instalações do Centro de Educação Infantil (CEI) instalado na Unidade 2, Cidade Universitária. O ano letivo para as crianças começará em 11 de fevereiro. A reforma na creche da UFGD teve pintura total nas áreas interna e externa, rebaixamento do pátio externo, cobertura da caixa de areia do parquinho, adequação de uma das salas de atividade com instalação de janela na altura das crianças, além de pequenos reparos gerais.

O CEI é mantido por um acordo de cooperação entre a UFGD e a Prefeitura Municipal de Dourados. A Universidade fica responsável pela manutenção predial e o munícipio cede os profissionais e desenvolve o projeto pedagógico. Dentro da UFGD, a Pró-reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (PROAE) é o órgão que auxilia na gestão da creche.

Segundo Kátia Cristina Zanatta, engenheira da Pró-Reitoria de Administração (PRAD) e responsável pelo projeto, o objetivo final foi a melhoria na qualidade do atendimento ao público.“Houve uma pesquisa técnica sobre as cores que deveríamos usar para tornar melhor o aprendizado das crianças. Tivemos também a preocupação em aumentar o nível de iluminação geral, de acordo com os parâmetros definidos pelo Ministério da Educação. Além disso, realizamos um trabalho de preservação da área verde, o que irá facilitar o escoamento da água das chuvas, evitando alagamentos”, explicou a engenheira.

Metade das vagas no CEI-UFGD são reservadas prioritariamente para acadêmicos de graduação e pós-graduação da Universidade. A outra metade das vagas são liberadas para toda a comunidade e incluem servidores da UFGD,  funcionários e acadêmicos da UEMS, além da população dos bairros no entorno do campus.

Segundo Claudemir Dantas, diretor do CEI, no momento todas as salas estão lotadas, com exceção das turmas do pré (4 a 5 anos), que possuem vagas disponíveis para os dois turnos (manhã e tarde).  Interessados podem entrar em contato com o CEI pelo telefone 3410-2739 ou pelo email cei.ufgd@gmail.com.

O CEI UFGD entrou em atividade em 2011 e atende a cerca de 80 crianças de quatro meses a cinco anos de idade. O prédio onde funciona a creche possui 442 m² e foi construído com recursos federais, no valor de R$ 486 mil, oriundos do Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES).