Março

UFGD realiza evento para apresentar unidades a novos servidores

Atualizada: 04/03/2016
Com o objetivo de acolher e melhor integrar os novos servidores que tomaram posse recentemente na Universidade, a UFGD realizou hoje um evento conjunto para apresentar e explicar o trabalho de cada uma das unidades da instituição. Estiveram presentes os representantes da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp), Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação e Pesquisa (Propp).

Durante o período da manhã, o evento foi dedicado aos docentes. A reitora Liane Calarge deu as boas vindas aos novos servidores, ressaltando a importância da participação ativa na construção da Universidade. “Gostaríamos que vocês fossem uma força jovem aqui dentro. É fundamental que participem de todos os fóruns que temos na Universidade”, disse a reitora em sua saudação. O pró-reitor da Progesp, Caio Chiariello, reforçou a ideia: “A vida na Universidade não pode ser protocolar. É preciso vivenciar ensino, pesquisa e extensão de forma intensa”.

A Progesp foi a primeira unidade a explicar suas atividades aos servidores. Além do pró-reitor, que em sua fala detalhou a estrutura formal e traçou um breve histórico da UFGD, técnicos do departamento também tiveram a oportunidade de abordar questões relacionadas a plano de carreira, como progressão e estágio probatório.

Na sequência das atividades, Paula Padovese Peixoto, pró-reitora da Prograd, explicou aos docentes sobre o sistema informatizado de gestão de notas e sobre procedimentos formais de avaliação de alunos. Ela ainda se comprometeu a ir a cada uma das unidades acadêmicas para tirar dúvidas que surgirem posteriormente.

Kely Picoli, pró-reitora da Propp, incentivou os professores a se integrarem aos grupos de pesquisa e aos cursos de pós-graduação existentes na UFGD. A gestora ainda falou sobre as regras para financiamento de projetos de pesquisa e sobre os trâmites burocráticos necessários para sua implantação. Picoli finalizou sua apresentação chamando atenção para a meta de internacionalização das atividades acadêmicas da Universidade.

A pró-reitora da Proex, Rute Izabel Simões Conceição, ressaltou a importância de a UFGD manter canais de diálogo abertos com a sociedade. Ela também enfatizou que os recursos para extensão são limitados e destacou a importância da participação em editais de projetos com financiamento externo.

Para finalizar as atividades, o professor Narciso Bastos Gomes explicou como funciona a Comissão de Ética Setorial e o presidente da Associação dos Docentes da Universidade Federal (Aduf), Fábio Perboni, apresentou o sindicato aos novos professores.

No período da tarde o evento irá se repetir, mas dessa vez destinado aos novos técnico-administrativos.