Outubro

UFGD prorroga as inscrições para o Vestibular 2017

Atualizada: 10/10/2016
Com a publicação do Edital de Retificação CCS nº 04, a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) prorrogou para 19 de outubro o prazo para pagamento da taxa de inscrição do Vestibular 2017. A nova data foi definida em virtude do retorno do expediente nos bancos.

Pelo cronograma anterior, para efetivar a inscrição, os interessados deveriam fazer até hoje, 10 de outubro, o pagamento da taxa de R$ 80,00 via Guia de Recolhimento da União (GRU). Agora os candidatos têm até a próxima terça-feira para pagar a guia.

Vale ressaltar que o novo prazo não altera a data de realização das provas do Vestibular, que serão aplicadas no dia 20 de novembro, períodos matutino e vespertino, nas cidades de Dourados e Campo Grande.

COTAS SOCIAIS
No total, a UFGD está disponibilizando 962 vagas distribuídas em 32 cursos de graduação, com duas opções de ingresso: acesso universal e reserva de vagas. A reserva de vagas, também conhecida como cotas sociais, é um cumprimento à Lei 12.711/12, que orienta que no mínimo 50% das vagas sejam reservadas para candidatos que cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Dessa forma, no Vestibular 2017, a UFGD oferece 490 vagas na reserva para candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas e 472 para ampla concorrência. Isso porque cursos com número ímpar de vagas, como o de Direito, por exemplo, que tem 27 vagas, destinam a parte maior para a reserva, ficando então 13 vagas para ampla concorrência e 14 para a reserva de vagas.

Dentro da reserva para estudantes de escolas públicas, metade das vagas é destinada a candidatos oriundos de famílias com renda igual ou inferior a um 1,5 salário-mínimo per capita e a outra metade para renda familiar superior.

As vagas reservadas serão destinadas a candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas em proporção no mínimo igual à soma dessas populações em Mato Grosso do Sul, que é de 51,95%, apurado segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Se não houver candidatos aprovados com o perfil de cada grupo de reservas, as vagas remanescentes serão ocupadas por candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. O candidato que não optar, no ato da inscrição, por participar do sistema de reserva, ainda que atenda às exigências, concorrerá apenas pelo sistema universal.

OBRAS
A lista de obras que serão cobradas no Vestibular 2017 contém 12 livros, 7 filmes, 3 contos, 2 poemas e 1 peça teatral. As obras foram divulgadas previamente, ainda em abril de 2016, com o intuito de ajudar na preparação do candidato e facilitar o planejamento e abordagem que os professores usam em sala de aula.

Dentre os títulos, há obras regionais, como Margem de Papel (Emmanuel Marinho); nacionais, como O Menino e o Mundo, filme indicado ao Oscar 2016; Em Nome da Lei, longa filmado em Dourados; e clássicos como Cem Anos de Solidão, de Gabriel García Marquez. Para conferir a lista completa, acesse o link:http://cs.ufgd.edu.br/download/Edital_obras_psv_2017_2018_2019.pdf.

Mais informações pelos telefones (67) 3410-2840 ou (67) 3410-2846.