Dezembro

​UFGD promove seminário sobre as relações entre o Brasil e o Paraguai

Atualizada: 02/12/2015
O Observatório Brasil e o Sul, o Centro de Análisis y Difusión de la Economía Paraguaya e a Universidade Federal de Grande Dourados, com o apoio do Memorial da América Latina e da Oxfam Brasil e Oxfam no Paraguai realizarão em 04 de dezembro o seminário “Relações entre o Brasil e o Paraguai: uma parceria em construção”, às 9h30, na Biblioteca do Memorial da América Latina, em São Paulo.

O evento busca difundir o conhecimento existente e estimular o debate crítico sobre o crescente dinamismo das variadas esferas do relacionamento bilateral entre Brasil e Paraguai. Almeja-se apresentar evidências e apoiar debates propositivos, estabelecendo uma rede de diálogo que permita ampliar e diversificar o debate sobre a agenda bilateral.

Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/1EhrwqgCh2GaL3oWj7pvHyoIN4_VxRpI07ObLj0nr5Y8/viewform

PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR

9h30 Abertura

10h – 12h30 Mesa 1: Temas e agendas nas relações contemporâneas entre Brasil e Paraguai

Representante do Ministério de Relações Exteriores do Brasil

Representante do Ministério de Relações Exteriores do Paraguai

Francisco Doratioto. Professor Universidade de Brasília e Instituto Rio Branco

Carlos Gomez Florentín. Professor da Universidad Católica Nuestra Señora de la Asunción

Walter Antonio Desiderá Neto. Pesquisador Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada

Almoço

14h – 15h30 Mesa 2: Comércio bilateral e investimento externo direto: as relações econômicas em perspectiva.

Embaixador Rubens Barbosa. Presidente do Conselho Superior de Comércio Exterior da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo

Felipe Resck. Presidente INPET

Jorge Habib Hanna el Khouri Superintendente Itaipu Binacional

Fernando Masi. Centro de Análisis y Difusión de la Economía Paraguaya

Café

16h – 17h30 Mesa 3: A questão social nas relações bilaterais: uma agenda em aberto?

Luis A. Galeano. Centro Paraguayo de Estudios Sociológicos

Paulo Illes. Secretaria de Direitos Humanos da Prefeitura São Paulo

Leonardo Severo. Secretaria de Relações Internacionais da CUT e Rede Brasileira pela Integração dos Povos

Carlos Freire da Silva. Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo