Maio

​UFGD participa de discussão na Unesco para a Agenda 2030

Atualizada: 09/05/2016
Nesta segunda-feira, 09 de maio, a UFGD esteve representada no debate estratégico para as definições da "Education Agenda 2030 - What are the implications for the higher education", no International Institute for Educational Planning - IIEP (sede da Unesco, em Paris) pelo Prof. Dr. Leonardo Santos Amâncio Cabral, atual chefe do Núcleo Multidisciplinar para a Inclusão e Acessibilidade - NuMIAc / Reitoria.

Aprovada em 2015, a agenda busca oferecer uma perspectiva internacional com o objetivo de reunir elementos que garantam uma educação inclusiva de qualidade e equitativa.

No debate, segundo Leonardo Cabral, foram discutidas estratégias para a superação de desafios inerentes à efetiva promoção de oportunidades de aprendizagem, empregabilidade e realização dos projetos de vida para todos, por meio do estreitamento das relações entre as instituições de ensino superior dos dois hemisférios mundiais.

Além disso, foi indicada a importância da articulação entre as diversas esferas locais, regionais, nacionais e internacionais, da superação da fragmentação existente entre grupos de pesquisa e setores específicos, bem como a busca da aproximação entre as figuras das diversas áreas, sob uma perspectiva multidisciplinar.

Leonardo Cabral, oportunamente contribuiu para concretizar o estreitamento das relações entre a UFGD e da Direção Executiva da International Association of Universities - Unesco, por meio do contato com Eva Egron-Polak.

Informações sobre o evento e das iniciativas da Unesco sobre a temática: http://en.unesco.org/events/agenda-education-2030-what-are-implications-higher-education