acessibilidade

Início do conteúdo da página
Abril
15
2016

​UFGD participa da programação dos 150 anos da Retirada da Laguna

  Atualizada: 15/04/2016
Na noite da última quinta-feira (14), em Campo Grande, foi realizado o lançamento das ações alusivas aos 150 anos da Retirada da Laguna, com sessão solene na Assembleia Legislativa. A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) está entre os parceiros do Comando Militar do Oeste nessas ações e foi representada no evento pelo chefe de Gabinete Henrique Sartori.

A programação da Retirada da Laguna é diversa e acontecerá nos anos de 2016 e 2017. A UFGD é parceira na realização do teatro e da mostra fotográfica que ocorrerão durante a Caravana Cultural.
Outra iniciativa que está em andamento entre a UFGD e o Comando Militar do Oeste é o Acordo de Cooperação que tem por finalidade a conservação do patrimônio histórico cultural e o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão na Área Militar de Forte de Coimbra, na cidade de Corumbá, localizada às margens do rio Paraguai.

MOSTRA FOTOGRÁFICA
A UFGD fez um edital e selecionou as fotografias a serem expostas em eventos alusivos aos 150 anos da “Retirada da Laguna”. As fotografias vão retratar edificações, espaços, vias, pessoas, monumentos e/ou natureza ligados ao episódio. O objetivo foi reunir um acervo de obras que traduzam, de alguma maneira, os locais históricos e seu cotidiano, com uma leitura dos eventos ocorridos no estado de Mato Grosso do Sul, no contexto da Guerra da Tríplice Aliança, mais especificamente no episódio da “Retirada da Laguna”, evento que completará 150 anos em 2017.



    Fotos