acessibilidade

Início do conteúdo da página
Dezembro
10
2015

UFGD participa da criação do Fórum Centro-Oeste de Estudos de Defesa

  Atualizada: 10/12/2015
A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) está entre as seis universidades que criaram o Fórum Centro-Oeste de Estudos de Defesa como resultado do I Encontro Regional Centro-Oeste da Associação Brasileira de Estudos de Defesa, realizado de 01 a 03 de dezembro, em Brasília.

Durante o evento, acadêmicos e militares debateram os rumos do Ensino e da Pesquisa de temas de defesa e segurança nacional no Brasil e finalizaram o encontro com a criação de um Fórum.  

Além da UFGD, o Fórum Centro-Oeste de Estudos de Defesa é formado pelo Centro de Estudos Estratégicos do Exército, Ministério da Defesa, Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal de Goiás (UFG), Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC), Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) e Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).

O objetivo é promover a interação de pesquisadores da região e estabelecer uma agenda de pesquisa regional para temas de defesa e segurança nacional, com foco nas demandas e vulnerabilidades da região Centro-Oeste, sobre tudo para a faixa de fronteira.

Os professores Hermes Moreira, João Nackle Urt e Tomaz Espósito Neto participaram do evento apresentando as pesquisas que têm sido realizadas no âmbito do curso de Relações Internacionais da UFGD, indicando possibilidades de aprofundamento de estudos a partir de uma agenda regional conjunta.

O evento contou com a participação de dezenas de professores, oficiais das forças armadas e estudantes das universidades da região.

Todas as palestras e informações sobre o evento podem ser encontradas na página do Centro de Estudos Estratégicos do Exército (http://www.ceeex.org/erabed/evento.html) e no site da Associação Brasileira de Estudos de Defesa (http://www.abedef.org/).

Fotos: ERABED



    Fotos