UFGD oferece especialização gratuita para professores de Matemática e Ciências

Atualizada: 22/02/2017

Os professores sabem como trabalhar em uma sala de aula é desafiador, pois atrair a atenção das crianças e jovens não é uma tarefa fácil. Especialmente na atualidade, diante de tanta oferta de entretenimento e diversão, qualquer atividade parece mais atrativa do que estudar. É necessário inovar para conseguir repassar os conteúdos aos alunos.

Para auxiliar docentes do Ensino Fundamental e Médio, a UFGD tem diversos cursos de pós-graduação. Entre eles, está com inscrições abertas a especialização em Educação Matemática e Ensino de Ciências que tem como objetivo apresentar diferentes teorias de ensino, que podem ajudar os professores com novas ideias. “É impossível o professor entrar em contato com novos aportes teóricos e não modificar sua forma de dar aulas”, argumenta o professor José Wilson dos Santos, coordenador da especialização.

A professora Polliana Gottardi atua há dois anos na rede estadual de ensino, e é uma das matriculadas nessa especialização. Segundo Polliana, muitos alunos demonstram desinteresse com a matemática, e isso desmotiva os professores. “Temos que conquistar nossos alunos. Muitos fatores causam essa aversão à disciplina de matemática. As condições das salas de aula, por exemplo, lotadas e sem climatização adequada, é desanimador. Um desafio é que nós professores temos uma ementa com muito conteúdo para repassar, e isso prejudica a nossa possibilidade de elaborar atividades diferenciadas, que vão mostrar o significado que aquele conteúdo tem na vida do aluno”, afirma a docente.

A especialização em Educação Matemática e Ensino de Ciências inscreve até dia 1º de março, oferecendo cinco vagas para professores de Matemática e nove vagas para professores de ciências. As aulas começarão em 16 de março, e vão acontecer toda quinta-feira, pela manhã e tarde. Para saber todas informações sobre documentos necessários e forma de seleção de candidatos, acesse o edital clicando aqui.

A UFGD é uma universidade pública e todos os seus cursos de graduação e pós-graduação são gratuitos.