2017

​UFGD oferece 400 vagas em cursos gratuitos de especialização, mestrado e doutorado

Atualizada: 02/01/2017
Uma boa notícia para começar o ano de 2017: a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) está com inscrições abertas para 11 cursos de pós-graduação. São cinco cursos em nível de especialização, quatro em nível de mestrado e dois de doutorado, somando aproximadamente 400 vagas. Todos são gratuitos e nos mestrados e doutorados ainda há possibilidade de o/a estudante receber uma bolsa de pesquisa, de acordo com seleção interna de cada programa de pós-graduação.

Cada curso tem seus próprios critérios e formas de seleção de candidatos. Portanto, para saber sobre documentos necessários para se inscrever, como e quando serão as provas, e outros detalhes, é necessário ler com atenção o edital de cada curso. Os editais estão disponíveis no site http://portal.ufgd.edu.br/editais, basta clicar em Pós-graduação, na coluna “Categorias”. As inscrições são todas feitas pela internet, no portal http://www.ufgd.edu.br/posgraduacao/.

Especializações a Distância
Até 27 de janeiro estão abertas as inscrições para quatro cursos de especialização na modalidade de Educação a Distância, cada um com 60 vagas. O curso é online, mas com atividades presenciais nos polos de EaD da UFGD. O curso de Gestão em Saúde será oferecido nos polos dos municípios de Bela Vista e de Porto Murtinho. A especialização em Gestão Pública será oferecida em Costa Rica e em Porto Murtinho. O curso de Gestão Pública Municipal acontecerá em Bela Vista e em Porto Murtinho. E o curso de Ensino de Sociologia no Ensino Médio terá vagas em Miranda e Rio Brilhante. No edital de cada curso tem todas as informações necessárias, mas se ainda assim restar dúvidas, basta telefonar para o número (67) 3410-2657, da Faculdade de Educação a Distância (FAED/UFGD).

Especialização para professores
O curso de especialização em Educação Matemática e Ensino de Ciências inscreve até dia 15 de janeiro. São oferecidas 20 vagas para professores(as) da disciplina de Matemática e 20 vagas para quem leciona na área de Ciências. Este é um curso presencial, de duração de um ano, com aulas toda quinta-feira, das 7h20 às 11h e das 13h20 às 17h, na Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia (FACET-UFGD). A seleção é composta por uma prova escrita, que acontecerá no dia 11 de fevereiro, e os aprovados vão começar as aulas em março.

Mestrado e doutorado
Quem optar por seguir carreira como pesquisador ou docente de nível superior, ainda tem tempo de começar em 2017. Tradicionalmente, cursos de mestrado e doutorado abrem inscrições entre os meses de outubro e novembro, mas há alguns programas de pós-graduação da UFGD com inscrições abertas.

O Mestrado em Letras encerra inscrições no dia 9 de janeiro. São 30 vagas disponíveis e a taxa de inscrição é no valor de R$ 176,00.

O programa de pós-graduação em História oferece 20 vagas em nível de mestrado e 10 para doutorado. As inscrições vão até dia 13 de janeiro e não é cobrada nenhuma taxa.

Também estão abertas as inscrições para seleção do mestrado e para o doutorado em Ciência e Tecnologia Ambiental. O candidato tem até dia 18 de janeiro para entregar a documentaçã, e a taxa de inscrição é  de R$ 88,00.

O programa de pós-graduação em Sociologia oferece 15 vagas em nível de mestrado. Os candidatos devem entregar a documentação até dia 16 de janeiro. Não há taxa de inscrição para os candidatos.