acessibilidade

Início do conteúdo da página
Dezembro
09
2015

UFGD ministra curso de horta e computação para as mulheres no Semiaberto

  Atualizada: 09/12/2015
Para celebrar a conclusão dos cursos de “horta caseira e horto de plantas medicinais” e de “ensino básico de computação” foi realizada na última segunda-feira (07) a formatura das participantes que estão no Estabelecimento Penal Feminino de Regime Semiaberto e Casa da Albergada de Dourados.

Hilda da Silva Pereira fez os dois cursos e acredita que esse conhecimento poderá ser usado tanto em casa quanto no mercado de trabalho. “Eu gostei muito e aprendi bastante. Quero agradecer a confiança e a oportunidade que esses cursos deram para gente se reintegrar na sociedade. Quero incentivar outras pessoas a mudar e começar vida nova”, afirmou Hilda.

Os legumes, verduras e plantas medicinais produzidos no terreno do Semiaberto são comercializados há aproximadamente quatro meses nas feiras livres do Jardim Flórida (quinta-feira) e do Izidro Pedroso (sexta-feira).  Para a diretora do Semiaberto, Luzia Aparecida Ferreira, isso é prova do sucesso desses projetos, que ensinaram também a ter estratégia, além de plantar, colher e vender.

Como forma de incentivar e parabenizar as mulheres, a reitora Liane Calarge fez a ressalva de que a vida é dura, mas que a mensagem dos projetos é mesmo essa de plantar uma semente e cultivá-la e que na prática é possível fazer as hortas em casa, usar na cozinha e comercializar.

Os cursos fazem parte de projetos de extensão da UFGD e a entrega de certificados foi realizada pela reitora Liane Calarge, pelos servidores da UFGD que ministraram os cursos, Nelson Tsuji Junior e Nestor Heredia Zarate e pelos acadêmicos Wellington Rubim de Oliveira (DT1 CNPQ), Jucelino Pereira Renovato (Mestrado em Biologia) e Leandro Bassi Moreno (Doutorado em Produção Vegetal). Representantes da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) e da 3ª Vara Criminal de Dourados que são parceiros dos projetos também fizeram a entrega dos certificados.

Mais fotos em https://goo.gl/gZRf3P