UFGD lança campanha contra assédios moral e sexual no ambiente de trabalho

Atualizada: 06/09/2016

A Ouvidoria-Geral da Universidade Federal Grande Dourados (UFGD), em parceria com a Assessoria de Comunicação, lançou em 05 de setembro, em sua rede social, uma campanha contra o assédio moral no ambiente de trabalho. Ainda durante esta semana, será lançada, também, a campanha contra o assédio sexual.

As campanhas foram planejadas após tratativas adotadas diante de algumas denúncias recebidas pela Ouvidoria. O principal foco das duas campanhas é educação e esclarecimento sobre os temas, a fim de instigar as pessoas a buscar mais informações sobre esses tipos de assédio. “A Ouvidoria entende que campanhas educativas podem tanto coibir possíveis ações de assédio como também fortalecer as vítimas a denunciar”, defende Ariane Rigotti, ouvidora-geral da Universidade.

É importante ressaltar que nem todos os casos que chegam até a Ouvidoria configuram situação de assédio, mas o setor está capacitado para receber pessoas de toda a comunidade acadêmica que se sintam nessas situações, inclusive para orientá-las sobre como proceder.

Para saber mais sobre como ocorre assédio moral e assédio sexual no ambiente de trabalho, a Ouvidoria da UFGD disponibilizou em sua página uma cartilha do Ministério Público Federal (MPF) que aborda os temas e aponta os requisitos fundamentais para que a prática seja configurada.

Assédio Moral
O assédio moral no ambiente de trabalho pode ocorrer de um superior para um subordinado, entre colegas de mesmo nível hierárquico ou até de subordinados para um superior. Não é o nível hierárquico do assediador ou do assediado que caracteriza o assédio moral, mas sim a prática de situações humilhantes, as características da conduta e a repetição.

Tem dúvidas sobre o que configura assédio moral no ambiente de trabalho? Acesse o link: http://files.ufgd.edu.br/arquivos/arquivos/78/OUVIDORIA/banner%20e%20wall%20ass%C3%A9dio%20moral.pdf.

Assédio Sexual
É a conduta que afeta diretamente a dignidade das relações de trabalho, como a que vai contra a disponibilidade sexual da pessoa, afrontando-lhe o direito de dispor do próprio corpo e/ou aquela que força a pessoa a praticar ato sexual indesejado.

Assédio sexual é crime e deve ser denunciado. Saiba mais: http://files.ufgd.edu.br/arquivos/arquivos/78/OUVIDORIA/banner%20e%20wall%20ass%C3%A9dio%20sexual.pdf.