UFGD incentiva pesquisa de novos servidores

Atualizada: 08/08/2016
Docentes e técnicos administrativos que entraram na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) a partir do ano de 2011 foram o foco da Chamada para Auxílio Financeiro aos Pesquisadores Ingressantes da UFGD.
Das 32 propostas de projetos de pesquisa recebidas na seleção, que é a primeira com esse formato realizada pela universidade, seis pesquisadores foram contemplados: Claudia Marie Komiyama (FCA), Virginia Demarchi Kappel Trichez (FCS), Willyam Róger Padilha Barros (FACET), Jorge Luiz Raposo Júnior (FACET), Kênia Hilda Moreira (FAED) e Flavia Janiaski Vale (FACALE).

Na última quarta-feira, 03 de agosto, os aprovados foram recebidos pela reitora Liane Calarge que parabenizou e desejou um bom trabalho aos professores. Em seguida, os coordenadores de Pesquisa e de Pós-Graduação da Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação e Pesquisa, respectivamente, Nelson Luis de Campos Domingues e Silvana de Paula Quintão Scalon fizeram uma reunião de trabalho com os pesquisadores.

Nelson Luis de Campos Domingues conta que a Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação e Pesquisa identificou a necessidade de um maior apoio ao pesquisador ingressante - aquele em início de carreira na UFGD – como algo essencial à inserção destes no âmbito institucional. “Logo, o edital de auxílio financeiro ao pesquisador ingressante foi lançado pela primeira vez em 2016, porque muitas vezes este pesquisador tem dificuldades de obter fomento de órgãos externos. Como mecanismo de inserção e execução das atividades de pesquisa, o edital amplia ainda mais a possibilidade de permanência destes na instituição, viabilizando até mesmo a criação de novos grupos de trabalho, de maneira geral”, explicou o coordenador de pesquisa.

As seis propostas receberão aproximadamente R$ 58 mil de recurso financeiro da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UFGD, para ser aplicado em material de consumo ainda neste semestre. O resultado final foi publicado em 30 de junho e a avaliação das propostas foi realizada por uma comissão composta por representantes da Câmara de Pós-Graduação e Pesquisa, membros do Comitê Interno de Pesquisa da COPQ/PROPP e consultores externos ad hoc.

Das 32 propostas submetidas, 19 foram da grande área Ciências da Vida, 11 da grande área Ciências Exatas e duas da grande área Ciências Humanas. Vale ressaltar que, das 32 propostas, duas foram enviadas por técnicos administrativos (uma de Ciências da Vida e uma de Ciências Exatas), envolvendo as duas categorias de servidores.

PROPOSTAS APROVADAS
São dois projetos para cada grande área de conhecimento. Na área de Ciências da Vida, a proposta “Efeito da acidificação e da reutilização da cama de frango na sua qualidade física, química e microbiológica e qualidade da carne de frangos de corte”, de Claudia Marie Komiyama, receberá R$ 8.192,82, e a proposta “Avaliação do efeito de espécies vegetais de ocorrência no estado do mato grosso do sul na homeostasia da glicose em modelos experimentais in vivo in vitro”, Virginia Demarchi Kappel Trichez, receberá R$ 10 mil.

Na área de Ciências Exatas, a proposta “Desenvolvimento de materiais nanoestruturados para a detecção e quantificação de espécies ambientais”, de Willyam Róger Padilha Barros, receberá R$ 9.927,00 e a proposta “Desenvolvimento de método analítico para determinação de selênio em castanhas do cerrado por espectrometria de absorção atômica acoplada à geração de hidreto”, de Jorge Luiz Raposo Júnior, receberá R$ 9.917,00.

Na área de Ciências Humanas, a proposta “Impressos pedagógicos no sul de Mato Grosso até meados da década de 1970”, de Kênia Hilda Moreira, receberá R$ 10 mil e a proposta “Colocando um novo ponto em cada conto: Possibilidades de inserção do teatro na educação infantil”, de Flavia Janiaski Vale, receberá R$ 9.791,85.