UFGD homologa nove projetos para o concurso 'Ideias e Soluções para a UFGD'

Atualizada: 17/02/2017
Nove projetos foram homologados na primeira fase do concurso 'Ideas e Soluções para a UFGD' que está sendo promovido pela Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis - PROAE. Quatro deles são para melhorias na Moradia Estudantil; dois inscritos para a área de Tecnologia e Comunicação; um para a categoria de Transporte; um em Qualidade de Vida no campus e um projeto para o Restaurante Universitário.

A ideia do concurso foi atrair alunos de graduação e de pós-graduação que estejam dispostos a compartilhar suas ideias com a comunidade acadêmica, dando abertura para a criatividade, a inovação e o fator empreendedor da proposta. Segundo o coordenador de Assistência Estudantil, Arthur Ramos do Nascimento, a iniciativa visou estimular os acadêmicos e futuros profissionais a propor soluções e ideias que contribuam para um melhor planejamento e gestão de recursos dentro da nossa Universidade, pensando numa perspectiva de construção participativa de melhoria de vida das pessoas.

Uma das propostas é de um grupo de cinco acadêmicos que estão projetando quatro ações dentro da Moradia Estudantil. O projeto, intitulado 'Proposta de Implantação de Práticas Sustentáveis na Moradia Estudantil da UFGD', inclui ação de Educação Ambiental, Coleta Seletiva de Resíduos, Compostagem e Horta. Para os estudantes, o concurso é um incentivo para que os acadêmicos executem ideias, além de fomentar bons exemplos para a sociedade. "Pensamos na primeira Moradia Estudantil sustentável".

Já o projeto 'UFGDmob', de dois acadêmicos, cria um aplicativo para Android que orienta aqueles estudantes que vivenciam o dia a dia no campus e que muitas vezes precisam de informações básicas, como o horário de ônibus ou o cardápio a ser servido no Restaurante Universitário. Segundo um dos estudantes, a ideia é informar o aluno sobre o RU, sobre o transporte coletivo, a farmácia e a Unidade de Suporte à Urgência, sobre a Bilbioteca e ainda repassar notícias e divulgar editais que são de importância para esse público.
"Queremos facilitar a vida do estudante dentro do campus. Esse concurso é muito bom, pois estimula os discentes com ideias e mostra que a UFGD está preocupada com opiniões e visões diferentes", enfatizou um dos estudantes concorrentes.

A próxima etapa do concurso será uma exposição do projeto à comissão julgadora que acontecerá no dia 4 de março pela manhã. A divulgação da 2ª fase será no dia 7 de março. A implementação das propostas será de março a maio. A divulgação do resultado final será no dia 2 de junho e a cerimônia de premiação está marcada para o dia 9 de junho.

Em cada uma das cinco categorias do concurso haverá premiação no valor de R$ 1.000,00, mais troféu de participação e diploma de honra ao mérito. A UFGD, através do Núcleo de Inovação e Propriedade Intelectual da UFGD, orientará os autores dos projetos selecionados quanto a questão de propriedade intelectual.

Acesse o edital da homologação dos projetos pelo link:

Acesse o edital completo do concurso pelo link: