Dezembro

UFGD fortalece parceria com o Sisfron

Atualizada: 11/12/2015
Na última segunda-feira (07), a reitora da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Profa. Dra. Liane Calarge, apresentou ao ministro de Defesa Aldo Rebelo as potencialidades da universidade, baseadas no Ensino, Pesquisa e Extensão, em evento realizado na Brigada Guaicurus de Dourados, onde o ministro conheceu o Sisfron (Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras).

Na oportunidade, a pró-reitora de Ensino de Pós-Graduação e Pesquisa da UFGD, Profa. Dra. Kely de Picoli Souza, fez o lançamento do Polo Sisfron de Desenvolvimento e Inovação para Mato Grosso do Sul e do Programa Tríplice Hélice do Setor de Defesa entre as universidades (UEMS e UFGD), o Comando Militar do Oeste/4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada e a sociedade civil.

Dentro das parcerias, os professores da Faculdade de Educação (FAED) também apresentaram projetos de qualificação de pessoal que estão em desenvolvimento para o Sisfron.

Também aproveitando a vinda do ministro, estudantes e professores fizeram a exposição do veículo Baja Guaicurus, um automotor que pode ter uso militar ou agrícola e é resultado do projeto de estudantes e professores da UEMS e da UFGD dos cursos de Engenharias Física, Mecânica, Agrícola, de Energia e de Produção.

Aldo Rebelo realizou agenda em Dourados para conhecer o projeto Sisfron que está em fase de teste em Dourados. O Sisfron abrangerá a fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai e a Bolívia e envolve ações em parceria entre os órgãos de segurança, as Instituições de Ensino Superior Público, Receita Federal, Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) e Sistema S (Senai, Senac e Sest/Senat).