acessibilidade

Início do conteúdo da página
Outubro
07
2016

UFGD-FAZ: Doação de banners ao grupo “Arte Vida” de mulheres costureiras e artesãs de Dourados

  Atualizada: 07/10/2016
A Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação e Pesquisa da UFGD realizou na última terça-feira, 04 de outubro, a doação de banners utilizados no III ENEPEX ao grupo “Arte Vida” de mulheres costureiras e artesãs de Dourados.

O material foi reunido por meio de um ponto de coleta instalado durante o evento, justamente para viabilizar a reciclagem dos pôsteres, tendo em vista que estudantes da UFGD e da UEMS apresentaram mais de mil trabalhos de Ensino, Pesquisa e Extensão nos três dias de evento (28, 29 e 30 de setembro).

A entrega foi feita pela Prof.ª Dr.ª Silvana de Paula Quintão Scalon, pró-reitora de Ensino de Pós-Graduação e Pesquisa em exercício, e pelo servidor Vitor Vitorino, da Coordenadoria de Pesquisa, juntamente com a Prof.ª Dr.ª Zefa Valdevina Pereira.

O grupo “Arte Vida”, vinculado ao projeto "Incubação de Empreendimentos Econômicos Solidárias como Estratégia para Desenvolvimento Local Sustentável na Região da Grande Dourados", coordenado pela prof.ª Zefa, é composto por mulheres artesãs do Bairro São Braz que confeccionam bolsas retornáveis através do reaproveitamento de banners que seriam descartados.

A atividade, além de contribuir para a geração de renda e bem estar das famílias, reaproveita um material que seria descartado. Durante a visita, a Dona Maria José, costureira e cofundadora do grupo, detalhou um pouco mais sobre como as coisas funcionam por lá.
Segundo Dona Maria o local, no bairro São Braz, foi cedido pelo Rotary Club de Dourados. O grupo começou suas atividades em fevereiro de 2016, e logo que as máquinas de costura chegaram, iniciaram-se os pedidos. As máquinas de costura foram adquiridas com recurso de projeto de pesquisa financiado pelo CNPq.

O grupo, formado por 11 mulheres, é todo composto por moradoras do bairro. Dona Maria relata que a maior dificuldade atualmente é conseguir a matéria prima (banners), embora a Prof.ª Zefa arrecade banners que são utilizados para confecção das bolsas, mais doações são necessárias para atender os pedidos.

O tipo de banner mais utilizado é o tradicional (lona vinilílica), embora também sejam utilizados outros tipos. As bolsas e camisetas confeccionadas são destinadas principalmente a eventos, embora pedidos em quantidades menores também sejam atendidos.

Dona Maria informou que neste sábado, dia 08 de outubro, às 09h, na avenida Marcelino Pires, 2537, Centro, haverá a inauguração da Central de Comercialização da Economia Solidária. Além dos produtos confeccionados pelo grupo “Arte Vida”, será possível encontrar outros produtos feitos pelos diversos grupos que compõe este maravilhoso projeto!

Para pedidos de bolsas retornáveis o telefone para contato é: 99816-5897 (Neide).

Fonte: PROPP com edição da ACS
 
RECICLAGEM DE BANNERS
Saiba mais sobre o trabalho do grupo Arte Vida por meio da entrevista realizada em julho de 2016 pelo projeto de web tv Giro UFGD em:  




    Fotos