UFGD-FAZ: COPQ entrevista doutora Maria do Carmo Vieira

Atualizada: 12/09/2016
No dia 05/09/2016, no auditório da Unidade I-UFGD, ocorreu a reunião de recepção dos acadêmicos ingressantes na Iniciação Científica da UFGD. Aproveitando a participação no evento da Prof.ª Dr.ª Maria do Carmo Vieira, que desempenhou as funções de Coordenadora de Pesquisa por quase 10 anos, fizemos uma breve entrevista para avaliar o quanto já caminhamos.

Como a senhora avalia as reuniões de recepção feitas aos novos ingressantes em Iniciação Científica, como esta que ocorreu no início da semana?
As reuniões de recepção são muito importantes, porque dão um start inicial para a vigência da iniciação científica. Mesmo que os alunos e professores saibam seus direitos e deveres, é estimulante apresentá-los de uma forma ampla, com a presença de todo o grupo, de alunos e professores. A reunião empolga e reforça os valores da modalidade extracurricular, que é a oportunidade de inserção do aluno na pesquisa.

Qual a importância da Iniciação Científica na Pesquisa?
A iniciação científica é uma atividade extracurricular que contribui muito para o discente que a realiza. Ela agrega não somente na vida acadêmica, mas também na vida pessoal ao estimular habilidades, como a de trabalho em equipe. Na vida acadêmica a iniciação científica enriquece o currículo do aluno, porque ele foge daquilo que é comum para a maioria dos acadêmicos – se restringir às aulas e provas. Atualmente, apenas boas notas não garantem o ingresso na Pós-Graduação, por exemplo.

Qual o papel das premiações de trabalhos de Iniciação Científica para o acadêmico e para Instituição?
Estímulo para realização de trabalhos cada vez melhores. Quem faz um trabalho bem feito gosta de tê-lo reconhecido.

Como percebe a evolução da Iniciação Científica na UFGD?
A I.C. acompanhou a evolução da UFGD. No início, eram 18 bolsas ofertadas pela Universidade, hoje são aproximadamente 100 bolsas ofertadas pela UFGD, sem contar com aquelas de órgãos de fomento, como o CNPQ. A I.C. estimulou o surgimento de novos cursos, a chegada de novos professores/pesquisadores, além do crescimento do número de pesquisas desenvolvidas.

Em breve, mais notícias no UFGD-FAZ !
Pesquisador: Participe, envie a sua também, no e-mail copq@ufgd.edu.br.