acessibilidade

Início do conteúdo da página
Maio
09
2016

​UFGD faz: Ciência – “Será possível um catalisador ambientalmente correto?”

  Atualizada: 09/05/2016
De acordo com estudo realizado por pesquisadores da UFGD, a resposta é SIM!
 
O artigo “A new, efficient and recyclable [Ce(L-Pro)]2(Oxa) as a heterogeneous catalyst used in Kabachnik-Fields reaction”, que descreveu esta pesquisa, foi aceito para publicação na renomada revista RSC Advances (fator de impacto 3.84, Qualis A2), e comprovou esta tese.
 
Vamos lá! O que é um catalisador? Em Química, um catalisador é uma substância que faz com que uma reação aconteça de forma mais rápida. O catalisador também não é consumido ou modificado no processo. Só para exemplificar, catalisadores estão presentes em muitos processos industriais, como no processo de hidrogenação de óleos e de derivados do petróleo e produção de medicamentos.
 
O estudo foi desenvolvido pela aluna Caren Daniele Galeano da Silva, graduanda em Química e bolsista do PIBIC CNPq/UFGD na vigência 2015-2016, sob orientação do professor Nelson Luís de Campos Domingues, da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia (FACET/UFGD).
 
O estudo visou a síntese de novos catalisadores híbridos heterogêneos nas reações de Pudovik (síntese de hidróxi-fosfonatos) e Kabachnick-Fields (a-aminofosfonatos). Alguns compostos dessas classes apresentam atividades biológicas.
 
A aluna desenvolveu um novo catalisador [Ce(L-Prolina)] oxalato e o inseriu, tanto na reação de Pudovik quanto nas reações de Kabachnik-Fields. No trabalho desenvolvido, Caren propôs e provou que as reações ocorriam rapidamente com uma quantidade pequena do catalisador (1%). Depois, reutilizou-se algumas vezes do catalisador e tornou o processo muito interessante, além de ser também ambientalmente correto.
 
A pesquisa contou com contribuições dos coautores Aline Rufino de Oliveira (Mestranda PPG Química), Érica Cristina da Silva (Doutoranda PPG Química-Unicamp), Eriton Rodrigo Botero (Professor FACET/Física), Mariana Pompilio Darbem Rocha (Mestranda PPG Química) e Ramesh Katla (Pós-Doutorando BJT CNPq/UFGD). Seu desenvolvimento e caracterização tornaram o trabalho extremamente relevante no âmbito acadêmico-científico, razão pela qual a Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação e Pesquisa parabeniza a equipe pela dedicação e pelo resultado obtido.
 
O link completo para leitura do artigo está em:
http://pubs.rsc.org/en/content/articlelanding/2016/ra/c5ra27064b#!divAbstract
 
Fonte: COPQ/PROPP
Crédito da figura: http://www.ksup.co/2015/08/the-case-for-immigration-as-catalyst.html
Crédito da foto: Nelson Luís de Campos Domingues



    Fotos