UFGD FAZ CIÊNCIA - ​ “Hipo… lipide...miante”: extrato das folhas de Lixeira, uma planta do Cerrado

Atualizada: 18/10/2016

DESCOMPLICANDO:
            “Hipo-lipide-miante”, é um termo que indica a redução (hipo) de colesterol e/ou triglicerídeos (lipides) no sangue (mia) por determinadas substancias (nte).

COMPREENDENDO:
Tanto o colesterol quanto o triglicerídeo, conhecidos como “gorduras do sangue”, são importantíssimos para muitas funções no nosso organismo como a produção de hormônios e o fornecimento de energia. Entretanto, quando estão em quantidades elevadas podem ser extremamente perigosas ao se acumularem no fígado e vasos sanguíneos, pois:
- No fígado, o acúmulo pode levar aos quadros progressivos de doenças não alcoólicas do fígado, ou seja, mesmo sem beber ou ter uma hepatite, o sujeito pode desenvolver desde uma esteatose hepática até uma hepatite e chegar à cirrose.
- Nos vasos sanguíneos, estas “gorduras” sofrem processos chamados de oxidação (que as tornam mais perigosas) e aumentam a chance delas se acumularem em formas de placa (doença chamada de aterosclerose), diminuindo o diâmetro do vaso para a passagem do sangue e aumentando o risco da pessoa ter um acidente vascular no coração (infarto) ou mesmo no sistema nervoso (derrame). Os processos de oxidação podem ser combatidos por substancias antioxidantes (no próximo falaremos mais sobre “substancias antioxidantes”).

TRATAMENTO:
São milhões de pessoas no mundo com HIPERtrigliceridemia e HIPERcolesterolemia que fazem uso de medicamentos como sinvastatina e ciprofibrato. Mas esses medicamentos nem sempre funcionam tão bem e podem ter efeitos prejudiciais ao organismo. Por isso, busca-se cada vez mais outras alternativas para o tratamento desses quadros. As plantas medicinais são uma fonte para essas novas descobertas. Elas possuem uma quantidade maravilhosa de substancias químicas que podem agir para a prevenção ou tratamento dessas e de outras doenças. Desta forma, surgem os estudos que buscam nestas plantas seus efeitos farmacológicos (efeitos para o tratamento de uma doença).

PESQUISANDO:
Foi seguindo esse pensamento que o grupo de pesquisa em “Biotecnologia e Bioprospecção aplicados aos metabolismo - (GEBBAM)” realizou na UFGD um estudo com animais hiperlipidêmicos, ou seja, com triglicerideos e colesterol total elevados, que foram tratados com o extrato das folhas de Curatella americana L., planta conhecida como lixeira, para avaliar se ela era capaz de reduzir os lipídeos do sangue.

RESULTADOS:
Resultados positivos e animadores: Lixeira limpa o sangue! O extrato das folhas de Curatella americana L. foi capaz de reduzir triglicerídeos e colesterol total de forma semelhante às drogas de referência, ciprofibrato e sinvastatina, respectivamente.
Opa ! Só não fique tão animado se você pensou em já usar a planta, os estudos foram feitos em animais e precisam ser complementados para humanos!

Todos os resultados obtidos neste estudo “Antioxidant and hypolipidemic activity of the hydroethanolic extract of Curatella americana L. leaves”, estão disponíveis na Oxidative medicine and cellular longevity, fator de impacto atual 4.5, Qualis-Capes-2014 A2 para Medicina II, pelo endereço http://www.hindawi.com/journals/omcl/2016/9681425/

Autores do trabalho: Rafael Henrique Oliveira Lopes, Luiz Fernando Benites Macorini, Katia Ávila Antunes, Priscila Spindola Toledo, Tamaeh Monteiro Alfredo, Paola dos Santos da Rocha, Zefa Valdivino Pereira, Edson Lucas dos Santos e Kely de Picoli Souza (kelypicoli@ufgd.edu.br)

Laboratórios LPCBA/FCBA/UFGD: Biologia Molecular e Cultura de Células (responsável prof. Edson Lucas dos Santos) e Fisiologia e Bioensaios (responsável prof. Kely de Picoli Souza) – FCBA/UFGD.

Fonte: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa