Maio

​UFGD entrega reforma na Moradia Estudantil

Atualizada: 10/05/2016
Na manhã desta terça-feira (10), o reitorado da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) fez a entrega da reforma dos telhados e da pintura do último andar da Moradia Estudantil.

A partir da demanda apresentada pelos estudantes sobre infiltrações e mofo nas paredes e teto dos apartamentos do prédio, a reitoria, as Pró-Reitorias de Assuntos Comunitários e Estudantis; de Administração; e de Avaliação Institucional e Planejamento atuaram em conjunto para resolver o problema.

O que se percebeu foi que, ao invés de escoar a água das chuvas, o encanamento inadequado dos telhados estava fazendo a água permanecer no prédio, o que causava as infiltrações. Diante disso, foi necessário refazer os dois telhados do prédio, com novas telhas, calhas e canos.

Os novos telhados foram instalados de forma a permitir uma inclinação correta do encanamento e fazer o escoamento adequado da água. Com essa etapa concluída, teve início a retirada do mofo e foi realizada a nova pintura em seis apartamentos do último andar.

A estudante Crislaine Araújo, membro da Comissão Interna da Moradia, contou que, do jeito que estava, não tinha como morar nos apartamentos, então os moradores apresentaram a demanda e agora estão vendo a conclusão da reforma. “Tem outras coisas que é preciso arrumar, mas essa situação era a mais grave”, explicou Crislaine.

O pró-reitor de Assuntos Comunitários e Estudantis, Pablo Lollo, afirmou que foi feito uma articulação e convencimento interno para que, dentre os prédios da Universidade que também estão com infiltrações, a prioridade fosse a Moradia Estudantil, já que, diferentemente de laboratórios ou salas em que a comunidade acadêmica utiliza em um determinado espaço de tempo, a Moradia é a “casa” de dezenas de estudantes em Dourados.

A Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis recebeu a solicitação dos estudantes para a reforma no prédio em novembro de 2015. Desde então, teve início a articulação com a Reitoria e a Pró-Reitoria de Administração para conseguir os recursos financeiros e realizar os procedimentos de licitação que são estabelecidos pela legalidade e que exigem aproximadamente 2 meses. Para as obras, também foi preciso esperar que as chuvas intensas de fevereiro e início de março cessassem.

SELEÇÃO DE MORADORES
Com o término da reforma, 20 vagas que estavam bloqueadas por conta das infiltrações agora estão liberadas para serem oferecidas no edital de seleção de moradores, ampliando o programa e a assistência aos acadêmicos e alcançando a capacidade máxima de ocupação. O edital deve ser publicado ainda esta semana para que os novos moradores ocupem o local no primeiro semestre letivo de 2016, que começa no mês de junho.

No total, a Moradia Estudantil conta com 96 vagas distribuídas em 16 apartamentos de seis vagas. Além das 90 vagas destinadas aos estudantes de graduação ou pós-graduação da UFGD em situação de vulnerabilidade socioeconômica, 06 são vagas destinadas aos estrangeiros e a seleção é intermediada pelo Escritório de Assuntos Internacionais da UFGD.

O Programa de Assistência Estudantil - Moradia Estudantil da UFGD consiste na oferta de moradia de qualidade, em prédio próprio da UFGD, construído e estruturado para essa finalidade. Tem por objetivo garantir moradia aos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, regularmente matriculados em curso de graduação ou pós-graduação presencial da UFGD, cujas famílias não residam no município de Dourados, de forma com que esses desenvolvam suas atividades acadêmicas, permaneçam e concluam o curso na Instituição. A Moradia Estudantil é usada exclusivamente para fins residenciais de estudantes presencial da UFGD.

Dentre os serviços disponíveis na moradia estão: energia elétrica, água, gás de cozinha, limpeza nas áreas comum, internet no laboratório de estudos, garagem e outros, totalmente custeados pela UFGD.