Junho

UFGD e Uems inauguram Sala de Vacina hoje

Atualizada: 27/06/2016
Parceria entre USU/UFGD e curso de Enfermagem da Uems vai possibilitar vacinação em toda comunidade acadêmica e da região

Dourados vai receber a 43ª Sala de Vacina do Município que será instalada no campus para atender toda comunidade acadêmica e da região. A Sala terá coordenação da Unidade de Suporte à Urgência – USU da UFGD e do curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – Uems.

A Sala de Vacina será inaugurada às 13h de hoje (27) e está localizada no prédio do Bloco D da Uems (bloco da Enfermagem). Sua logística de funcionamento e atendimento contará com o staff de profissionais tanto da USU/UFGD quanto de docentes e técnicos administrativos da Universidade Estadual.

Segundo o Chefe da Seção de Projetos da Unidade, enfermeiro Alexandre Rodrigues Mendonça, a Sala de Vacina surge com o intuito de atender um dos objetivos da USU, que é a educação e promoção à saúde da população acadêmica e dos demais frequentadores da Cidade Universitária.

A ação tem apoio da Secretaria Municipal de Saúde através do Núcleo Municipal de Imunização e vem sendo pensada desde o início de 2015, para trazer ao campus as ações do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde.

O enfermeiro explicou que como o PNI visa controlar ou erradicar doenças infecto contagiosas e imunopreviníveis de todas as populações, a implantação de um espaço como esse no campus poderá ser disponibilizados os imunobiológicos, a todos os estratos de idade, para a atualização da situação vacinal de acordo com o esquema preconizado pelo Ministério da Saúde.

IMUNIZAÇÃO ACIMA DOS 15 ANOS
Concomitante a abertura da Sala de Vacina no campus, as Universidades darão início à Campanha de atualização vacinal da população de jovens e adultos da Universidade. Estão convidados a participar todos aqueles maiores de 15 anos que necessitam iniciar ou completar sua carteira de vacinação.

Para esse grupo, conforme o calendário vacinal básico do Ministério da Saúde e PNI, estão indicadas as seguintes vacinas:
Hepatite B – 3 doses da vacina a depender da situação vacinal.
Febre Amarela – 1 dose da vacina a partir dos 09 meses de idade.
Dupla Adulto ou Dupla Bacteriana – Combate Difteria e Tétano. 3 doses com reforço a cada 10 anos.
Tríplice Viral – Contra Caxumba, Rubéola e Sarampo. Para adultos, 2 doses da vacina.

NO BRASIL
O Brasil é referência internacional de política pública de saúde na área da imunização. O país já erradicou, por meio da vacinação, doenças de alcance mundial como a varíola e a poliomielite (paralisia infantil). O país conta atualmente com mais de 36 mil salas de vacinação, que aplicam por ano 300 mil imunobiológicos, entre vacinas, soros e imunoglobulinas, todos distribuídos gratuitamente. Há ainda vacinas especiais para grupos como portadores de HIV, disponíveis nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE).