Setembro

UFGD e Uems envolverão mais de 1,8 mil participantes no III Enepex

Atualizada: 23/09/2016
Nos dias 28, 29 e 30 de setembro, a UFGD e a Uems realizarão o III Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão (Enepex), que este ano contará com a apresentação de aproximadamente 1,3 mil trabalhos, quatro conferências temáticas e um minicurso. Entre ouvintes e autores de trabalhos, são mais de 1,8 mil inscritos para participar do evento, vindos de diversas cidades de Mato Grosso do Sul.

A primeira atividade será o minicurso “Captação de Recursos e Gestão de Projetos Internacionais”, às 8h, no auditório II da FCH, localizada na Unidade 2 da UFGD (Cidade Universitária). Na oportunidade, Patrícia Gasparini Spadora apresentará experiências da Unesp nessa área. As inscrições estão abertas e podem ser realizada por meio de formulário eletrônico.

Já a solenidade de abertura oficial será às 19h de quarta-feira, com a conferência “Universidade e Formação Cidadã: Uma revisita ao projeto universitário”, ministrada pela Profa. Dra. Walkyria Maria Monte Mor (USP), no Auditório Central da UFGD (Cidade Universitária).

Nos demais dias, as conferências continuam com foco no tema central do Enepex - “O impacto da universidade na sociedade” - mas contemplarão três grandes grupos: “Ciências Humanas e Sociais Aplicadas”, “Ciências da Saúde e Agroambientais” e “Ciências Exatas e Tecnológicas”.

No dia 29, às 9h, voltada para o público de “Ciências Humanas e Sociais Aplicadas”, a conferência será sobre “Questões Contemporâneas da Universidade: Desafios e Superações”, ministrada por Antonio Carlos do Nascimento Osório (UFMS).

Também na quinta-feira, às 15h, para as áreas de “Ciências da Saúde e Agroambientais”, a conferência será “O Complexo do Ovo Rachado: A Reconstrução da Relação Universidade e Sociedade”, ministrada por Alfred Sholl-Franco (UFRJ).

Para os estudantes de “Ciências Exatas e Tecnológicas”, a conferência de sexta-feira (30), às 9h, será sobre “Ponto de Ruptura Civilizatória: a pertinência de uma educação desobediente”, ministrada por Walter Antônio Bazzo (UFSC).

As sessões de pôster para apresentação dos trabalhos ocorrerão todos os dias, no Auditório Central da UFGD e a programação com data e horário está publicada no endereço: http://enepex.uems.br/ensalamento.

O objetivo o Enepex é divulgar as ações de Ensino, Pesquisa e Extensão desenvolvidas pelos alunos e as demais ações da UFGD e da Uems, com vistas a socializar as ações ocorridas nos meios acadêmicos. Dentro do ENEPEX acontece a 7ª edição do Epex/Uems e o 10º Enepe/UFGD, com a participação da comunidade acadêmica do Estado, demonstrando a consolidação das ações que caracterizam as Universidades.

Informações: http://enepex.uems.br/