Novembro

UFGD e UEMS assumem compromissos em prol da Cidade Universitária

Atualizada: 30/11/2015
As reitorias da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) estiveram reunidas na tarde de hoje (27) para firmar compromissos conjuntos em favor da Cidade Universitária.

A principal pauta do encontro foi a exposição dos problemas que as duas universidade têm em comum e, principalmente, as soluções que podem ser encontras em conjunto. Estiveram em discussão assuntos como Restaurante Universitário, transporte público, acessibilidade, jogos esportivos, bibliotecas, dentre outros.

Para a reitora da UFGD, Liane Calarge, o fortalecimento dos laços entre as duas instituições tem pesos político e econômico muito fortes. “As parcerias devem ir além das pesquisas, ensino e extensão. Devemos pensar na segurança de estudantes e servidores e no bem estar dos mesmos. Além disso, com os cortes de financiamento que vêm ocorrendo, aproveitar atividades de uma universidade para a outra só tem a somar na economia”, afirmou a reitora.

Reforçando a ideia de parceria, o reitor da UEMS, Fábio Edir dos Santos Costa, enfatizou que é importante que os estudantes sintam e possam usufruir dos resultados dessa união e que todos os trabalhos sejam feitos com planejamento.

Para a próxima reunião, ficaram encaminhados assuntos específicos que podem ser trabalhados a curto prazo, como a possibilidade de criação do Fundo Verde (com políticas de melhoramento da eficiência energética), políticas de transporte (com destaque especial para criação de um bicicletário), campanha de bom uso da Avenida Guaicurus, campanha de combate ao racismo e homofobia e semana dos servidores da UFGD e UEMS (que passará a ser realizada em conjunto).

Estiveram presentes na reunião os vice-reitores e pró-reitores das duas universidades e o chefe de gabinete da UFGD.