Maio

UFGD divulga programa de Iniciação Científica a alunos do Ensino Médio

Atualizada: 23/05/2016
Com o objetivo de aproximar a pesquisa do estudante de Ensino Médio, a Coordenadoria de Pesquisa (COPQ) da UFGD realizou visitas a 13 escolas públicas estaduais em Dourados. As atividades, que aconteceram de 10 a 12 de maio, se estenderam também ao Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) – Campus Dourados, que oferece cursos técnicos integrados de nível médio e qualificação profissional.

O objetivo das visitas foi divulgar o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) para o Ensino Médio, dando a oportunidade de mais alunos participarem do processo seletivo, aumentando as chances de conhecer e se integrar com a pesquisa em um curso superior de sua preferência. Além da oportunidade de convívio com professores e alunos pesquisadores, o PIBIC-Ensino Médio ajuda na escolha da futura graduação.

As escolas visitadas foram: Ministro João Paulo dos Reis Veloso (Vila Matos), Antônia da Silveira Capilé e Maria da Glória Muzzi Ferrreira (Jardim Água Boa), Vilmar Vieira Matos (BNH 4º Plano), Floriano Viegas Machado (Jardim Ouro Verde); Celso Müller do Amaral (Jardim Maracanã); Presidente Tancredo Neves (Parque das Nações); José Pereira Lins (Vila São Braz); Presidente Vargas (Centro); Menodora Fialho de Figueiredo (Jardim Caramaru); Ramona Pedroso (Jardim Santo André); Floriana Lopes (Isidro Pedroso); Alício de Araújo (Terra Roxa) e Instituto Federal de Mato Grosso do Sul – Campus de Dourados (Canaã I). Dourados conta atualmente com 157 salas de nível médio nestas escolas, entre 1º, 2º e 3º anos e Educação de Jovens e Adultos.

PIBIC-Ensino Médio

O Programa concede bolsas de Iniciação Científica no valor de R$ 100,00 para o aluno, com o objetivo de inseri-lo no contexto da Universidade através de sua participação em atividades de pesquisa científica e tecnológica, com orientação de professores da UFGD.

As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de maio, na COPQ, unidade 1 da UFGD (Rua João Rosa Góes, n.º 1761, Vila Progresso). Além do formulário de inscrição preenchido e assinado (disponível em http://migre.me/t8WUt​), os candidatos devem levar cópia do RG e CPF, declaração de matrícula de 2016 e histórico escolar de 2015​.

Haverá três etapas de seleção. A primeira delas será a análise e homologação das inscrições. Depois, será a análise de desempenho do aluno, que terá uma média do Boletim Escolar. E a última etapa será a divulgação do resultado e abertura do prazo para a apresentação dos documentos adicionais.

Há 34 opções de cursos de graduação e cada estudante poderá escolher três deles, por ordem de preferência. A bolsa terá vigência de 01 de agosto de 2016 até 31 de julho de 2017. Os alunos selecionados precisam ter disponibilidade de 8h semanais para as atividades, não podem ter vínculo empregatício e nem serem bolsistas de instituições públicas ou privadas.​

Mais informações no link: http://portal.ufgd.edu.br/secao/iniciacao-cientifica-propp/editais, pelos editais nº 06 (Edital de abertura) e nº 09 (Prorrogação das inscrições).