Maio

​UFGD cria Prefeitura Universitária

Atualizada: 06/05/2016
O Conselho Universitário aprovou em reunião realizada nesta quinta-feira (05), a alteração de parte da Estrutura Administrativa da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) para possibilitar a criação da Prefeitura Universitária.

Assim, a Prefeitura é formada por algumas divisões e seções que antes eram da Pró-Reitoria de Administração e da Pró-Reitoria de Avaliação Institucional e Planejamento e também por seções novas.

A previsão é de que esse novo órgão entre em funcionamento no próximo semestre letivo, tenha orçamento próprio em 2017 e fique localizado na Unidade 2, nas proximidades da Pró-Reitoria de Administração.

O principal objetivo é concentrar a execução dos serviços na Prefeitura, em busca de melhorias nessa etapa de realização, enquanto que as duas Pró-Reitorias técnicas envolvidas ficam com atividades gerenciais e estratégicas, que são suas atividades fim, como planejamento, gerenciamento de recursos financeiros e os procedimentos de licitação, compra, estoque, gestão de imóveis, por exemplo.

Nesse sentido, a Prefeitura é responsável pela coordenação da execução de serviços continuados e não continuados, sendo eles: conservação e serviços urbanos; obras; projetos de arquitetura e engenharia; reformas e ampliações; manutenção de bens móveis, bens imóveis e de equipamentos; manutenção de veículos e transporte; vigilância e monitoramento eletrônico.

Para chegar a essa estrutura foram analisadas as Prefeituras de mais de 40 universidades e o que se percebeu, de acordo com a realidade da UFGD foi a necessidade de concentração da coordenação da execução dos serviços. Com a Prefeitura na UFGD, a maioria dos contratos de serviços ficam sob sua responsabilidade.

MAIS SOBRE ESTRUTURA ADMINISTRATIVA
Outras alterações na Estrutura Administrativa da UFGD envolvendo o Gabinete da Reitoria e as demais Pró-Reitorias serão votadas na próxima reunião do COUNI, depois de serem apresentadas para a comunidade acadêmica neste mês de maio.