UFGD assina termo de cooperação técnica com SENAI

Atualizada: 15/04/2016

O diretor-regional do Senai, Jesner Escandolhero, e a reitora da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), Liane Maria Calarge, assinaram, nesta sexta-feira (15/04), no Edifício Casa da Indústria, em Campo Grande (MS), termo de cooperação técnica para unir esforços para a concepção e realização de trabalhos e projetos que contribuam para o avanço tecnológico das indústrias de Mato Grosso do Sul.

“Com esse termo, buscamos estreitar a relação por meio de esforços para desenvolver projetos de inovação e tecnologia e de novos produtos ou processos, assim como seu melhoramento. O Senai atua como alavancador da competitividade pela inovação e, nesse sentido, investe em tecnologia como solução para a indústria por meio do suporte para o desenvolvimento de pesquisas que tenham total aplicabilidade para as empresas. Nós fazemos a ponte entre a academia e as indústrias”, declarou Jesner Escandolhero.

A reitora Liane Calarge afirmou que ações como a assinatura do termo de cooperação têm efeitos para ambas instituições. “O termo de cooperação firmado é de mão dupla, pois todos ganhamos. As universidades não se sustentam mais com o Governo e, por isso, é fundamental buscar novas formas de trabalho. Não existe hoje fazer pesquisa sem propósito, tem que ter aplicabilidade na sociedade. Então, vamos potencializar as competências da universidade e trazer inovação, ou seja, unir os agentes e fazer chegar o conhecimento onde precisa”, observou.

Durante a reunião para a assinatura do termo de cooperação técnica, o diretor-técnico do Senai, Gilberto Schaedler, falou sobre as oportunidades de desenvolvimento de pesquisa. “As ações necessárias para melhorar a competitividade da indústria passam formação de recursos humanos qualificados, promoção de inovação, apoio de projetos estruturantes e incentivo de programas setoriais de inovação”, afirmou.

Gilberto Schaedler reforçou ainda a união de esforços com objetivos em comum por meio da plataforma tecnológica, que reúne diferentes atores com papel no desenvolvimento tecnológico para evitar a duplicação de investimentos e superar obstáculos ao desenvolvimento de novas tecnologias, além de integrar a visão estratégica do desenvolvimento de tecnologias emergentes.

UNICOM - SENAI