Setembro

UFGD assina convênio de cooperação com Universidade de Alcalá Henares – Espanha

Atualizada: 28/09/2016
Uma das primeiras ações do convênio é o curso “Educação Inclusiva: Organização e Estratégias de atenção à diversidade”, ministrado 27 a 30 de setembro em Dourados

A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) assinou, no começo do mês, um acordo de cooperação internacional com a Universidade de Alcalá Henares - Espanha, posicionada como a terceira universidade pública espanhola em excelência na docência e investigação e, pelo quinto ano consecutivo, tem sido reconhecida como uma das Universidades mais sustentáveis do mundo, principalmente pelas investigações sobre educação, meio ambiente, energia sustentável e mudanças climáticas.

Os dirigentes da Universidade de Alcalá mostraram interesse em ampliar o intercâmbio técnico-científico com a UFGD no campo das Engenharias, Bioenergia/Energias Alternativas, Química e, principalmente, no campo da formação de professores para Língua e Literatura Espanhola.

O acordo foi assinado por intermédio da professora Marilda Moraes Garcia Bruno, da Faculdade de Educação, que esteve na Alcalá de 05 a 08 de setembro, com os objetivos de celebração do convênio entre as universidades e agendamento de visita ao Programa de Pós-Graduação em Educação, com apresentação de investigações e estabelecimento de parcerias para Programa de Estágio de Doutorado em Educação e, ainda, visitas de investigação às escolas rurais que desenvolvem programas de atenção à diversidade.

Para o desenvolvimento das ações de cooperação mútua, a FAED/UFGD receberá o professor Eládio Sebastian Heredero, do Programa de Pós-Graduação em Educação, para participação em banca de doutorado e realização do curso “Educação Inclusiva: Organização e Estratégias de atenção à diversidade”, que será realizado no período de 27 a 30 de setembro na FAED.

Sobre a Alcalá

A Universidade de Alcalá (UAH) é uma das mais antigas da Europa, criada pelo rei Sancho Carlos de Castilha, em 1293, e projetada como o primeiro centro educativo da Idade Moderna, com o conceito de Cidade Universitária (1499), tendo sido declarada como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO 1998, título obtido por apenas quatro universidades em todo o mundo.

Em virtude de suas estratégias de internacionalização, nos últimos anos a Universidade de Alcalá entrou para o Ranking dos três indicadores mais prestigiosos do mundo como: o Times Higher Education Word University, o QS World University Ranking e o Academic Ranking of World Universities (ARWU) de Shanghai.

Na atualidade, possui mais de 15 mil alunos de graduação e 13 mil na pós-graduação em três campi diferentes: Científico e Tecnológico (engenharias, ciências experimentais e ciências da saúde); Históricos (humanidades, arquitetura, ciências sociais e jurídicas) e o Campus de Guadalajara, que oferece estudos de Magistério, Ciências Empresariais, Línguas modernas e Tradução, Comunicação, Audiovisual e Turismo.

Na América Latina os intercâmbios internacionais são desenvolvidos com a Universidade do México e Nacional do Chile. No Brasil, trabalha com a Unesp de Araraquara, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Federal de Santa Maria e, agora, com a UFGD.

A coordenadora do Convênio de Cooperação Mútua entre a UFGD e a Universidade de Alcalá Henares, Profa. Dra. Marilda Moraes Garcia Bruno/ FAED, esteve em reunião com os Professores Doutores: Mário Martins Bris, Diretor de Relaçoes com Iberoamerica da UAH; Alejandro Iborra Cuellar, Diretor do Departamento de Ciencias da Educação da UAH, Manuel de Mejias e Nieves Hernandes, Vicedecanos da Faculdade de Educação da UAH em nome da Decana Dra Amelia Calonge.