​UFGD apresenta demandas da Agricultura Familiar para deputados federais

Atualizada: 27/01/2017
Atendendo a um convite da Reitoria da UFGD, os parlamentares da bancada federal do PT, Zeca do PT e Vander Loubet, apresentaram na tarde desta quinta-feira (26) as emendas que serão destinadas ao fomento das políticas públicas de Agricultura Familiar e Reforma Agrária e recolheram da Reitoria e de diversos professores quais são as demandas que a Universidade já apresenta nos projetos que desenvolve nessas áreas, em vários municípios de MS. A reunião ocorreu no auditório da Incubadora de Tecnologias Sociais e Solidárias, localizado na Unidade 2 da UFGD.

A reitora Liane Calarge chamou a atenção para a necessidade de destinação de recursos federais para a UFGD por meio de emendas parlamentares, tendo em vista o momento de crise e cortes nos orçamentos das universidades federais.

Os deputados informaram que destinaram no Orçamento de 2017, R$ 5 milhões (R$ 2,5 milhões cada deputado) para a criação de um fundo progressivo para Agricultura Familiar que pretende contribuir para agregar valor à produção do setor. Neste fundo, o Governo do Estado entraria também com R$ 5 milhões.

A reunião de ontem serviu para os deputados apresentarem dados sobre a importância da Agricultura Familiar no Estado e convidarem a Universidade a fazer parte do conselho que definirá coletivamente quais são as prioridades para o uso dos recursos do fundo.

DEMANDAS
Para receber e articular as demandas da UFGD, os parlamentares apresentaram uma equipe técnica da que estará à disposição para esse diálogo: Humberto de Melo Pereira (engenheiro agrônomo), Valteci Ribeiro de Castro Junior (gestor sócio organizacional rural) e Edilson dos Santos Sarate (economista e técnico em administração de cooperativas).

Oito professores fizeram um relato breve das necessidades imediatas para melhorar a produção de Agricultura Familiar nos assentamentos e aldeias de MS. Um resumo de cada fala pode ser conferido no álbum de fotos da reunião.

EDITORA
Na oportunidade, a Editora da UFGD aproveitou para doar aos deputados alguns dos livros que tratam da temática da Agricultura Familiar: Marquei aquele lugar com o suor do meu rosto, de Suzana Gonçalves Batista Naglis; Consumo Domiciliar de Alimentos, de Madalena Maria Schlindwein; Erva-Mate, de Omar Daniel; Leituras sobre Mulheres: O Fazer e Refazer de Caminhos, de Alzira Salete Menegat (Org.) e Ervais em Queda, de Jocimar Lomba Albanez.