UFGD amplia estrutura interna para se adequar ao crescimento

Atualizada: 08/06/2016
Na reunião do Conselho Universitário (Couni) da última quinta-feira (03) foram aprovadas diversas alterações na estrutura interna da UFGD. Em toda a Universidade, foram criadas nove novas divisões, 34 novas seções e uma subseção. Além da Reitoria, a Pró-reitoria de Ensino de Graduação (Prograd) e a Pró-reitoria de Ensino Pós-graduação e Pesquisa (Propp) possuem os maiores números de alterações em seus organogramas.

Dois grandes setores foram criados pela Reitoria: a Corregedoria Universitária e a Coordenação do Centro de Seleção. Um terceiro novo órgão ligado à Reitoria, a Prefeitura Universitária, já havia sido criado este ano em reunião anterior do Couni.

A Corregedoria foi criada como um novo setor para evitar sobrecarregar a Comissão de Ética Setorial. O foco da Corregedoria estará na sistematização de toda a burocracia envolvida na tramitação de processos administrativos. Já o Centro de Seleção continuará com suas atividades na organização do vestibular, mas agora, enquanto órgão suplementar, poderá ampliar suas atividades, organizando concursos de docentes, técnicos-administrativos, professores substitutos e até estagiários.

Outros destaques na alteração do organograma da Reitoria ficam por conta da instalação de uma seção de projetos na Unidade de Suporte à Urgência (USU) e para a criação de três novas divisões na Assessoria de Comunicação Social (ACS) com o intuito de preparar a criação da Radio e TV UFGD. A Coordenadoria de Informática (Coin) também foi ampliada com sete novas seções para melhorar a dinâmica interna de trabalho.

Pró-reitorias

Na Prograd e na Propp as mudanças na estrutura foram grandes. Segundo Silvana Scalon, coordenadora de pós-graduação, “o novo organograma foi idealizado com o objetivo de melhorar o atendimento na Propp diante do aumento do número de docentes e de estudantes na pós-graduação”. Em 2005, havia 203 alunos na pós-graduação, enquanto em 2016 esse número já chega a mais de 1250. Enquanto a demanda de cursos e alunos aumentou, a estrutura das prós-reitorias não acompanhou o crescimento. “Cada aluno a mais na instituição amplia a demanda por  serviços como pedidos de históricos escolares, atestados de matrícula, atestados de conclusão e  diplomas, explica a coordenadora.”

A seção UFGD Junior foi transferida da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proex) para a Prograd devido às exigências do Ministério da Educação para adequar as atividades das empresas juniores aos currículos dos cursos de graduação aos quais são vinculados. Esta foi a única alteração feita na estrutura da Proex por enquanto. O setor está trocando de comando: a professora Juliana Mauad acaba de tomar posse como pró-reitora, substituindo Rute Conceição. A perspectiva é que a Proex proponha alterações em sua estrutura nas próximas reuniões do Couni.