Outubro

UFGD adere à campanha e lança mais uma vez o Outubro Rosa na Universidade

Atualizada: 13/10/2016

Pelo terceiro ano consecutivo, a Unidade de Suporte à Urgência da Universidade Federal da Grande Dourados (USU/UFGD) adere à campanha nacional de prevenção ao câncer de mama e lança o Outubro Rosa na Universidade. O objetivo é propor ações de rastreamento da doença direcionada ao público feminino que frequenta a universidade. Aproveitando a oportunidade, além de aplicar o exame clínico das mamas, a equipe da USU vai colher o exame colpocitológico, preventivo para câncer de colo do útero.

Serão 4 dias de atividades: 18, 20, 25 e 27 de outubro. Professores e alunos do curso de Enfermagem da UEMS farão atendimento no campus das 8h às 11h, das 13h às 17h e das 18h às 20h. Este ano, o consultório será montado no laboratório de técnicas do bloco D e o atendimento será por livre demanda.

Os exames serão encaminhados via Hospital Universitário (HU-UFGD) e Secretaria Municipal de Saúde para análise laboratorial e, após a emissão do resultado, passará pela avaliação médica do doutor Wanderley Bastos Araíujo, do HU da UFGD, para prescrição de condutas e medicamentos, caso necessário.

O Outubro Rosa na Universidade é uma iniciativa da Unidade de Suporte à Urgência para educação e promoção à saúde da população acadêmica e demais frequentadores da Cidade Universitária, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e com o curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

Mais informações podem ser obtidas na USU (Centro de Convivência da UFGD), pelo telefone 3410-2991, ou, ainda, pelo e-mail usu@ufgd.edu.br.

Campanha nas redes sociais

Outra ação que vai integrar o Outubro Rosa na Universidade é a realização de vídeos informativos com informações gerais sobre câncer de mama, exames preventivos e o procedimento de mastectomia.

Os vídeos serão veiculados durante todo o mês nas redes sociais institucionais da UFGD e são realizados em parceria com a Seção de Saúde do Estudante da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis, Divisão de Audiovisual da Assessoria de Comunicação e Hospital Universitário.

Ainda dentro da campanha, as colaboradoras, residentes e estagiárias do HU-UFGD podem agendar, junto ao setor de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (SOST), até o dia 13 de outubro, um dia e horário para a realização da coleta dos exames preventivo e clínico de mama.