acessibilidade

Início do conteúdo da página
Junho
03
2016

UFGD abre vagas para Vestibular Letras/LIBRAS

  Atualizada: 03/06/2016
Prioridade é para surdos, mas vagas remanescentes serão preenchidas por ouvintes, via acesso universal e cotas

Estão abertas até o dia 22 de junho as inscrições para o Processo Seletivo Vestibular do curso de graduação de Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa-Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). O Edital foi publicado nesta quinta-feira (02/06) e pode ser acessado pela página do Centro de Seleção da UFGD (http://cs.ufgd.edu.br/)
Estão sendo oferecidas 30 vagas para ingresso no Polo de Dourados, modalidade a distância. O curso visa ampliar e interiorizar a oferta do ensino superior público, gratuito e de qualidade no Brasil e formar professores de LIBRAS, surdos e ouvintes, para atuar no ensino da Educação Básica e Superior.
O candidato que desejar se inscrever para concorrer às vagas prioritárias para pessoas surdas, deverá optar obrigatoriamente no ato da inscrição e deverá comprovar, no ato da matrícula, sua condição por meio da apresentação de laudo médico com o resultado do exame de audiometria emitidos a partir de 2015.
A esse candidato com deficiência – auditiva, física, mental e visual – é assegurado o direito a condições especiais para fazer as provas. Tais condições não incluem atendimento domiciliar, hospitalar ou transporte nem prova em Braille. O atendimento diferenciado consistirá em: prova em Língua Portuguesa, fiscal transcritor, prova ampliada, mesa acessível, ensalamento térreo, tempo adicional de uma hora para a realização da prova, licença para amamentação. O mesmo deverá, no período de inscrições, solicitar tal atendimento.
A inscrição deve ser feita exclusivamente via Internet, no endereço eletrônico http://cs.ufgd.edu.br/vestibular/libras2016. O candidato deverá estar inscrito no Cadastro de Pessoa Física (CPF) e informar sua condição auditiva: surdo ou ouvinte. Para a efetivação da inscrição, não será necessário o envio de documentação, exceto nos casos de solicitação de isenção e de atendimento especial.
PROVAS
As provas para o Vestibular de Letras/Libras serão no dia 03 de julho, das 13h às 17h, e serão aplicadas somente na cidade de Dourados. Elas abordarão as disciplinas de: Redação, Língua Portuguesa para Surdos e para Ouvintes, Conhecimentos Específicos e Gerais.
Aos candidatos que necessitarem de intérprete deverão recorrer ao Atendimento Especializado na Faculdade de Educação a Distância. Rua Benjamin Constant, 685, Jardim América – Dourados/M, em dias úteis, de 8h às 11h e de 13h30 às 17h, ou pelo telefone (67) 3410-2670.
INFORMAÇÕES
Para mais informações, os candidatos deverão procurar a Coordenadoria do Centro de Seleção, Sala 503, Unidade I da UFGD (Rua: João Rosa Góes, 1.761 - Vila Progresso – Caixa Postal 322 – CEP: 79.825-070 – Dourados/MS), em dias úteis, de 8h às 11h e de 13h30 às 17h, ou pelos telefones (67) 3410-2840 ou (67) 3410-2846 ou ainda, pelo e-mail: vestibular@ufgd.edu.br
O Edital com informações detalhadas do processo, bem como seus anexos contendo os documentos necessários para matrícula e o conteúdo programático das provas está disponível no link http://cs.ufgd.edu.br/download/Edital_Abertura_CCS_03_2016_PSVLIBRAS.pdf



    Fotos