​UFGD abre vagas para Projetos de Pesquisa na Licenciatura

Atualizada: 01/08/2016
A UFGD abre, dia 1º de agosto, as inscrições para a seleção de candidatos ao Programa de Projetos de Pesquisa na Licenciatura (PROLICEN/UFGD 2016-2017). Estão sendo ofertadas 10 bolsas para os projetos serem desenvolvidos durante o período de 1º de outubro de 2016 a 31 de julho de 2017.

O Programa incentiva a participação de discentes da UFGD em projetos de pesquisa, principalmente propostas que promovam a articulação das licenciaturas com a educação básica, tendo no princípio da unidade, entre teoria e prática, a busca de uma sólida formação docente.

Os interessados poderão se inscrever até o dia 2 de setembro, na Coordenadoria de Ensino de Graduação (COGRAD), localizada no Prédio da Reitoria, Unidade I – UFGD. Podem participar professores e técnicos administrativos da UFGD, como orientadores ou colaboradores, e estudantes dos cursos de licenciaturas, como bolsistas ou voluntários.

O estudante deve estar regularmente matriculado em curso de licenciatura da UFGD. O candidato bolsista não poderá ter vínculo empregatício ou possuir outra bolsa de qualquer natureza, com exceção dos alunos beneficiados com os Programas da Assistência Estudantil da UFGD.

Já o orientador deve pertencer ao quadro efetivo da UFGD (docentes ou técnicos administrativos com título de mestre ou doutor). O Projeto de Pesquisa deverá ser de caráter pedagógico, compreendendo investigações que resultem em produção de conhecimento e instrumentos pedagógicos, provoquem questionamentos, busquem novas perspectivas para o ensino ou ainda discutam suas deficiências. Além disso, deve visar à melhoria da qualidade dos cursos de licenciatura e/ou a articulação com a Educação Básica.

Informações detalhadas da seleção, estão no Edital que pode ser acessado pelo link http://portal.ufgd.edu.br/coordenadoria/cograd/prolicen