Janeiro

UFGD abre processo seletivo para Licenciatura Indígena

Atualizada: 26/01/2015
A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) abriu hoje as inscrições para o Processo Seletivo da Licenciatura Intercultural Indígena – Teko Arandu. Ao todo, são disponibilizadas 70 vagas para indígenas das etnias Guarani ou Kaiowá, portadores de Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou documento equivalente.

Inscrições

A inscrição é gratuita e pode ser feita até o dia 25 de fevereiro. Os documentos devem ser entregues nos locais que constam no edital de abertura e a ficha de inscrição pode ser retirada em um desses locais ou acessada via internet, pelo link: http://cs.ufgd.edu.br/vestibular/pslin2015.

Os documentos necessários para inscrição são:
a) fotocópia do CPF;
b) ficha de inscrição preenchida e assinada concordando com os termos do edital;
c) documento de identificação;
d) documento que ateste a etnia à qual pertence (no edital há uma declaração como anexo, mas outros documentos que atestem a etnia serão aceitos).

O edital completo deve ser atentamente lido por todos os candidatos. Nele constam os endereços dos locais de inscrição, cronograma, conteúdo das provas e todos os detalhes que regem o processo seletivo. Para acessar o edital, clique em: http://200.129.209.183/arquivos/editais/78/FAIND/Edital_de_Abertura_PSLIN_2015%202.pdf.

As provas acontecem nos dias 14 e 15 de março, nas cidades de Dourados ou Amambai.

Pedagogia de alternância
O curso de Licenciatura Intercultural Indígena – Teko Arandu tem como objetivo formar professores que atuem de forma diferenciada na educação escolar indígena, valorizando, ao mesmo tempo, o conhecimento acadêmico e o tradicional, aquele herdado da própria cultura guarani-kaiowá, transmitido pelas lideranças dentro das comunidades.

A duração mínima da graduação é de quatro anos e meio e sua metodologia é baseada na pedagogia de alternância. Ou seja, os acadêmicos têm aulas na UFGD, durante o Tempo Universidade, e em sua própria aldeia, durante o Tempo Comunidade. Durante todo curso, os estudantes desenvolvem atividades de ensino, pesquisa e extensão.

O profissional sai da Universidade habilitado em uma das áreas oferecidas pelo curso, que são Ciências Sociais, Linguagens, Matemática e Ciências da Natureza, todas elas associadas à Interculturalidade.