Março

Terminam esta semana as inscrições para o Prêmio Fundect de Fotografia Científica

Atualizada: 07/03/2016
As inscrições para o 1º Prêmio Fundect de Fotografia Científica – 2015 encerram no dia 10 de março. A premiação está em sua primeira edição e vai contemplar os trabalhos fotográficos mais relevantes na área da ciência. Podem participar estudantes de graduação ou de pós-graduação, técnicos, docentes ou pesquisadores vinculados à instituição de ensino e/ou pesquisa do Estado.

Conforme o regulamento, as fotografias deverão retratar o cotidiano da pesquisa, ciência e tecnologia. Objetivo do concurso é incentivar o registro fotográfico, ampliando o banco de imagens da área. As imagens podem ser produzidas por câmeras fotográficas ou por instrumentos especiais (ópticos, eletromagnéticos, eletrônicos), como lupa, microscópio, microscópio eletrônico, telescópio, imagem de satélite, ultrassom, ressonância magnética, endoscópio e demais métodos.

Os autores das três melhores fotos receberão os seguintes prêmios: 1º lugar – R$ 2.000,00; 2º lugar – R$ 1.000,00; 3º lugar – R$ 500,00. Será avaliado o impacto visual da foto, ou seja, sua capacidade de afetar e surpreender o espectador. A relevância do material quanto à contribuição para a popularização e divulgação científica, ressaltando o potencial da imagem para aproximar o público e explicar a pesquisa. E por último a qualidade estética da fotografia que diz respeito a critérios técnicos como: composição, profundidade de campo, luz e sombra, granulação da imagem, perspectiva entre outros.
As propostas poderão ser submetidas até às 23 horas e 59 minutos da data final para inscrição, horário de Mato Grosso do Sul, por meio do site da Fundação (www.fundect.ms.gov.br), na área restrita do SigFundect. Os trabalhos enviados serão julgados pela Comissão do Concurso, composta por três profissionais das áreas de comunicação.

Para saber mais detalhes sobre as normas, cronograma e documentação necessária para participar do Prêmio, acesse o edital, clicando aqui.

Fonte: Assessoria de Comunicação Científica da FUNDECT