acessibilidade

Início do conteúdo da página
Janeiro
28
2016

Suspeitos de Dengue podem procurar a Unidade de Suporte à Urgência

  Atualizada: 29/01/2016
A Unidade de Suporte à Urgência (USU) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) está atendendo estudantes e servidores com suspeita de Dengue, Zica e Chikungunya.

Os profissionais da USU farão avaliação e classificação de risco com objetivo de verificar a necessidade de encaminhamento para o Hospital Universitário (HU) ou para Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Por exemplo, caso suspeito de dengue com presença de algum sinal de alarme deve ter acompanhamento em unidade hospitalar para realização de exames e acompanhamento dos agravos da dengue. Já quem precisar de algum tipo de medicamento para tratar os sintomas onde não são classificados casos graves, será direcionado para a UPA.

A USU também será responsável pela notificação dos casos suspeitos que encontrar e por isso vai coletar amostras de sangue e enviá-las para o Núcleo de Vigilância Epidemiológica de Dourados.

A USU atende de segunda a sexta-feira das 7h às 22h30 e aos sábados das 8h às 12h, no Centro de Convivência da Unidade 2 da UFGD (Cidade Universitária).

SINTOMAS

DENGUE
A infecção por dengue pode ser assintomática, leve ou causar doença grave, levando à morte. Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele.
Perda de peso, náuseas e vômitos são comuns. Na fase febril inicial da doença pode ser difícil diferenciá-la. A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, sangramento de mucosas, entre outros sintomas.
Ao apresentar os sintomas, é importante procurar um serviço de saúde.
 
CHIKUNGUNYA
Os principais sintomas são febre alta de início rápido, dores intensas nas articulações dos pés e mãos, além de dedos, tornozelos e pulsos. Pode ocorrer ainda dor de cabeça, dores nos músculos e manchas vermelhas na pele. Não é possível ter chikungunya mais de uma vez. Depois de infectada, a pessoa fica imune pelo resto da vida. Os sintomas iniciam entre dois e doze dias após a picada do mosquito. O mosquito adquire o vírus CHIKV ao picar uma pessoa infectada, durante o período em que o vírus está presente no organismo infectado. Cerca de 30% dos casos não apresentam sintomas.

ZIKA VÍRUS
Cerca de 80% das pessoas infectadas pelo vírus Zika não desenvolvem manifestações clínicas. Os principais sintomas são dor de cabeça, febre baixa, dores leves nas articulações, manchas vermelhas na pele, coceira e vermelhidão nos olhos. Outros sintomas menos frequentes são inchaço no corpo, dor de garganta, tosse e vômitos. No geral, a evolução da doença é benigna e os sintomas desaparecem espontaneamente após 3 a 7 dias. No entanto, a dor nas articulações pode persistir por aproximadamente um mês. Formas graves e atípicas são raras, mas quando ocorrem podem, excepcionalmente, evoluir para óbito, como identificado no mês de novembro de 2015, pela primeira vez na história.

Fonte dos Sintomas: http://combateaedes.saude.gov.br/index.php/tira-duvidas#dengue



    Fotos